Goiânia (GO) – A cerimônia de abertura da Expo Turismo de Goiás 2025 foi marcada pela entrega do Prêmio Amélia Earhart – Mulheres do Turismo, que homenageou, em sua terceira edição, oito profissionais que se destacaram em diversas áreas do setor. Criado em 2023, o prêmio tem como objetivo reconhecer, inspirar e valorizar mulheres que atuam com excelência no turismo, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente no pilar da igualdade de gênero.
O Amélia Earhart é uma homenagem para o impacto transformador das mulheres no turismo. Em 2025, o reconhecimento se consolida como símbolo do protagonismo feminino. As homenageadas foram selecionadas após curadoria, com apoio de entidades parceiras e envolvimento direto da organização da feira.
As ganhadoras deste ano foram:
Maria Oliveira – Categoria Elas Fazem Acontecer;
Marta Feitosa (representada por Salma Bahia) – Categoria Entidades;
Marília Oliveira – Categoria Hotelaria;
Telma Lopes Machado – Categoria Gastronomia;
Vânia Machado – Categoria Agências de Viagens;
Daniella Barbosa – Categoria Poder Público;
Arlete Cristina Pereira – Categoria Guias de Turismo;
Thais Medina – Categoria Comunicação.
A escolha de Amélia Earhart como inspiração para o nome da premiação não é por acaso: pioneira da aviação e defensora dos direitos femininos, foi a primeira mulher a cruzar sozinha o Oceano Atlântico. Esse espírito também está presente nas homenageadas, que fazem do turismo a sua vida.
Em paralelo à premiação, a Expo Turismo Goiás lançou o “Conexão Elas na Expo”, o primeiro encontro de mulheres do turismo do Centro-Oeste. O evento vai acontecer na sexta-feira (04) na parte da manhã.