A Embratur preparou uma programação robusta para a 50ª edição da Abav Expo, uma das maiores feiras de turismo do Brasil e uma das principais da América Latina, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).
Marcelo Freixo, presidente da agência, irá participar de todo o evento, acompanhado da equipe de gerentes e coordenadores da instituição. Para o evento, a agência reservou a assinatura de acordos com companhias aéreas e associações do trade brasileiro, com foco em uma estratégia conjunta de promoção de voos e destinos. Haverá também o lançamento de um concurso para produção audiovisual, o lançamento do “Guia de Ações Climáticas para o Turismo”, e a assinatura de campanhas cooperadas para os mercados da Europa e América Latina e muito mais.
A participação da Embratur na Abav Expo 2023 será marcada também por uma série de atividades que envolvem a capacitação do trade, debates sobre tendências do turismo e rodadas de negócios.
“É a estreia da nossa gestão na Abav Expo, e nossa equipe está engajada para que seja esse um momento de realização de novos e importantes negócios para atrair cada vez mais turistas estrangeiro para o Brasil. Mas também vamos na Abav Expo assinar parcerias importantes, que vão trazer resultados muito positivos na promoção do Brasil no exterior. Será uma oportunidade ainda de fortalecer o diálogo e a construção coletiva da nossa estratégia com quem faz o turismo acontecer em todo o país”, explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Novos acordo de promoção
No dia 27, a Embratur e a associação Resorts Brasil assinou um Acordo de Cooperação Técnica para promoção internacional dos resorts brasileiros. No mesmo dia, a Embratur assinou acordos com a Tap Air Portugal e Copa Airlines para promoção conjunta de voos com destino ao Brasil. As companhias aéreas construíram, em parceria com a agência, estratégias para ampliar a utilização de Portugal e Panamá como hubs aéreos de conectividade da América do Norte e Europa com o Brasil.
Ainda no dia 27, a Embratur também assinou o contrato de campanha cooperada com Viajes El Corte Inglês e Decolar. com; parcerias que já contam com novidades na forma de promoção dos destinos brasileiros. Por fim, assinou parceria com a Gastromotiva, para promoção da gastronomia social nas ações da agência no exterior.
Lançamentos da Embratur
No dia 28, a Embratur fará o lançamento de um concurso que inaugura a política audiovisual da Embratur, com foco na atração de turistas estrangeiros. No mesmo momento, também assina acordo de parceria com a Brasil Audiovisual Independente (Bravi). Logo em seguida, a agência fará o lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo, um produto da Fundtur e da Ong Green Initiative, que será promovido pela Embratur para todo o trade turístico nacional – Marcelo Freixo assina o prefácio do guia.
“São duas ações muito importantes que faremos durante a Abav, no audiovisual damos nosso primeiro passo numa política que é prioritária, as pesquisas demonstram o quanto hoje o consumo de filmes e séries define o destino da viagem de turismo de grande parte dos jovens. E o Guia de Ações Climáticas passa a ser nossa referência para o trade, do caminho que devemos seguir para tornar nossos destinos e serviços cada vez mais sustentáveis”, destacou Freixo.
Diálogo com o Trade
A equipe da Embratur cumprirá também uma extensa agenda na Abav Expo de diálogo com o trade turístico nacional. No primeiro dia do evento (27), no Workshop da Anseditur, o gerente de Feiras e Mercados Internacionais, Bruno Reis, apresentou as ações da agência nas feiras do segundo semestre do ano, bem como o formato do novo roadshow “Galerias Visit Brasil”, que será realizado em Paris, Nova York, Roma, Londres e Miami. A coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados, Carina Câmara, e o assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, falaram sobre “Tendências para a Promoção Internacional dos Destinos Turísticos” no mesmo evento.
No dia 28, a Embratur apresenta, na reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), as prioridades para 2023 e perspectivas para 2024, com enfoque na qualificação do uso de dados, ações em mercados prioritários, e estratégias de sustentabilidade, audiovisual, afroturismo e inovação. No mesmo dia pela tarde será o momento em que a Embratur convida os participantes da Abav Expo para debater sobre os seus projetos em andamento.
Entre as 14h e às 17h30, os gerentes e coordenadores da agência vão se revezar no Auditório Ipanema para falar de inteligência de dados, estratégias para mercados prioritários, campanha para a Marca Brasil, Diversidade e Inclusão, captação de eventos internacionais, sustentabilidade e ESG, e inovação aplicada ao turismo, com foco nas pequenas e médias empresas.
No dia 29, último dia da feira, acontece o I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional, que tratará sobre a estratégia de relacionamento de mercado da agência. A Embratur ainda participa do Comitê de Inteligência da Abav Expo, com debates sobre ESG e destinos turísticos.
Programa Abav Hosted Buyers
A Embratur e a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) convidaram representantes de operadores de turismo de 15 países para participar do “Programa ABAV Hosted Buyers Club”. Os 50 compradores selecionados participarão desta edição da Abav Expo 2023 são dos seguintes países: EUA, México, Bolívia, Argentina, Reino Unido, Uruguai, Peru, Colômbia, Paraguai, Chile, Alemanha, Espanha, Portugal, Polônia e Itália.
Durante o evento, o grupo receberá uma capacitação sobre os destinos brasileiros, com enfoque em novas experiências e produtos. O grupo ainda terá reuniões e rodadas de negócios com os expositores da feira, com o objetivo de promover os produtos e serviços dos diversos segmentos do setor de turismo do Brasil. Além de participar da feira, o grupo de compradores já está no Brasil para conhecer atrativos turísticos de Foz de Iguaçu (PR) e do estado do Rio.
Agenda