A LATAM Brasil alcançou um marco importante ao tornar-se a primeira companhia aérea do país a contar com pelo menos 5% de Pessoas com Deficiência (PCD) em seu quadro de colaboradores. Esse aumento na representatividade é resultado de uma série de iniciativas implementadas pela área de Recursos Humanos, que envolvem seleções direcionadas e a criação de políticas internas para promover a inclusão e a diversidade na cultura organizacional.

Nos últimos 12 meses, a LATAM registrou um aumento significativo, passando de 370 para mais de 600 PCDs em seus quadros em todo o Brasil, o que representa um crescimento de 68% em relação ao período anterior. A maioria desses profissionais está concentrada em áreas como Aeroportos (41,6%), Manutenção (31,4%), Cargas (12,9%) e Atendimento ao Cliente (3,7%).

Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil, destacou o compromisso da empresa em criar um ambiente de trabalho justo e inclusivo. A empresa não se limita a atender apenas as diretrizes legais de inclusão, mas está comprometida em promover uma inclusão genuína, onde os PCDs sintam-se parte da equipe e possam contribuir com suas habilidades em um ambiente acolhedor e seguro.

A transformação cultural na LATAM Brasil para aumentar a representatividade de PCDs contou com a colaboração de todos os líderes da empresa. A comunicação efetiva entre a gestão e o departamento de Recursos Humanos permitiu o desenvolvimento de estratégias para atrair esses profissionais, enquanto os gestores se tornaram defensores ativos da diversidade e inclusão, contribuindo para a formação de um dos maiores grupos aéreos da América Latina de forma inclusiva e segura.

A LATAM tem trabalhado incansavelmente para promover a diversidade e inclusão em diversas áreas. Isso inclui a capacitação dos colaboradores em relação à diversidade, a implementação de processos seletivos inovadores e a definição de compromissos específicos na área de Diversidade e Inclusão. A empresa se esforça para garantir equidade de oportunidades, representatividade de mulheres, aumento da diversidade étnica, cultural e social, e o desenvolvimento de uma cultura global fortalecida pela aceitação das diferenças.

Em 2022, a LATAM alcançou a representatividade de mais de 60% de executivas contratadas no Brasil, demonstrando seu compromisso com a igualdade de gênero. Além disso, a empresa obteve o maior número de tripulantes negros em suas equipes de cabine.

A inclusão de pessoas LGBTQIAP+, mulheres, profissionais com deficiência e negros passou a ser prioridade nos processos seletivos da LATAM em 2022. A empresa também admitiu seu primeiro grupo de estagiários focados na inclusão, com quase 80% pertencentes a grupos considerados minorizados.

Em abril de 2023, a LATAM abriu 60 vagas para PCDs na função de auxiliar técnico nos centros de manutenção de aeronaves, oferecendo oportunidades de formação profissional, incluindo bolsas de estudo para o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica. Isso demonstra o compromisso contínuo da empresa em promover a inclusão e a diversidade em todos os níveis de sua organização.