Após receber ataques surpresas contra o Hamas, no sábado (7), o Ministério do Turismo de Israel criou uma central de atendimento para ajudar turistas que estejam no país ou com viagens marcadas. Através do WhatsApp (972 55 972-6931) e e-mail (virtual@goisrael.gov.il), o ministério informa sobre situações de aeroportos e entradas, e pede às companhias aéreas que evitem cobranças por alterações ou cancelamento de viagens.

No domingo (8), o aeroporto de Tel Aviv estava funcionamento normalmente. Porém, algumas cias aéreas já cancelaram voos para a região e outras estão isentando os viajantes de taxas e multas em caso de reitineração ou adiamento.

De acordo com a Itamaraty, já foram registrados mais de mil brasileiros pedindo para serem repatriados. Neste domingo foi enviado o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para retirar brasileiros de Israel. A aeronave militar KC-30, que comporta 230 passageiros, saiu de Natal (RN) às 18h05, em um voo com duração prevista de nove horas até Roma, na Itália. De lá, a FAB aguardará a ordem para continuar o trajeto até Israel.

O governo brasileiro está preparando seis aviões para resgatar brasileiros que estão na zona de conflito. Além da equipe da FAB, médicos e pscicólogos também estarão nessas aeronaves. A operação ocorre em parceria com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Com informações de Metrópolis e Gov.Il