O Governo do Estado de São Paulo anunciou um investimento de R$ 61,8 milhões para impulsionar o turismo e estimular a criação de empregos e renda na região do Vale do Paraíba. O anúncio ocorreu durante uma ação do Gabinete 3D em Campos do Jordão, um projeto voltado para o diálogo com autoridades locais e profissionais do setor nas regiões turísticas.

Durante o evento, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) apresentou o programa CrediturSP, que visa promover o crédito e investimento no setor turístico paulista. O programa prevê um investimento total de R$ 4 bilhões para o desenvolvimento do turismo em todo o estado, juntamente com serviços de consultoria e orientação. A iniciativa foi oficializada pelo governador Tarcísio de Freitas em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, destacou que o CrediturSP é uma iniciativa inovadora para fomentar o turismo no estado e atrair novos visitantes.

Além disso, a Setur também lançou o guia virtual da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista. Houve também a realização da 5ª edição do Sabor de SP, com capacitações, workshops e outras atividades com o objetivo de promover o turismo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Mantiqueira Paulista.

O evento permitiu uma maior integração entre o Governo de São Paulo e os municípios da região, proporcionando um espaço para apresentar propostas e receber demandas de prefeitos, secretários municipais de turismo, empresários, profissionais do setor e imprensa.

O guia da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista, lançado pela Setur-SP, é uma ferramenta que incentiva o turismo rural e a visitação de propriedades produtoras de queijo em São Paulo. O guia destaca 37 propriedades rurais, seus produtores e municípios, proporcionando uma oportunidade para os turistas explorarem a produção de queijos e vivenciarem a cultura local.

Christophe Faraud, presidente da Associação Paulista do Queijo Artesanal, destacou a qualidade dos queijos produzidos em São Paulo e a importância de promover esses produtos.

Além disso, o programa Sabor de SP movimentou o turismo gastronômico na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Mantiqueira Paulista, proporcionando oportunidades para os produtores locais apresentarem seus produtos aos visitantes. O evento reuniu profissionais da gastronomia e do turismo, oferecendo degustações de pratos, quitutes, doces, biscoitos e bebidas de produtores selecionados da região.

O Sabor de SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo que valoriza a gastronomia local e recebe apoio de diversas instituições.

O evento já passou por várias cidades e tem edições futuras planejadas em outras localidades, incluindo a capital paulista.