A segunda edição do Travel Connect, que aconteceu na quarta-feira, 18 de outubro, no CUBO Itaú, em São Paulo, contou com a presença de 400 líderes do setor de viagens e corporativo. Enquanto isso, 20 profissionais renomados no segmento de viagens corporativas apresentaram as últimas novidades em tecnologia e estatísticas do setor. O evento, com duração de oito horas, foi organizado pela agência de viagens corporativas VOLL em parceria com CUBO Itaú, LATAM Airlines, Grupo R1 e Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV).

O tema “Gestão sem Fronteiras” teve seus atrativos divididos em quatro abordagens centrais: experiência do viajante, ESG (Ambiental, Social e Governança), viagens, mobilidade e gestão de despesas, e tecnologia e inovação. Para a apresentação, a VOLL convidou a Diretora Executiva e a Gerente de Educação da ALAGEV, Giovana Jannuzzelli e Andréa Matos. O objetivo de promover melhorias no setor a partir das experiências, necessidades, desafios e soluções das empresas que gerem resultados foi alcançado com sucesso.

Maurício Martiniano, Diretor de Travel Business do Google, apresentou fatos interessantes e oportunidades de negócios com base em dados de pesquisas na plataforma e como eles refletem o perfil do novo viajante brasileiro. De acordo com o Google, houve um aumento de 156% nas pesquisas por rotas de até 250 quilômetros e uma diminuição de 77% nas pesquisas de rotas de até 3.500 quilômetros de 2019 a 2023. Esses dados refletem uma mudança em direção ao turismo terrestre e às oportunidades. para o segmento de aluguel de automóveis, que teve um aumento de 54% nas buscas. O interesse dos consumidores brasileiros por hospedagem também aumentou, de 35% em 2019 para 50% este ano. As pesquisas de hotéis cresceram 99% nos últimos quatro anos.

Para um painel sobre liderança feminina, os organizadores convidaram Aline Mafra, Diretora de Vendas e Marketing da LATAM Airlines Brasil, para discutir o tema com Jordana Souza, cofundadora e Diretora Comercial da VOLL. Eles comentaram dados do programa Mulheres ao Terceiro Poder, maior ecossistema de inovação da América Latina, CUBO Itaú. Das 1.044 startups pesquisadas, apenas 14% têm pelo menos uma fundadora mulher. Destas empresas, 28% são lideradas por mulheres. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Startups revelou que menos de 21% delas possuem um número mais significativo de mulheres em suas equipes, variando de 26% a 49% do total.

“Apesar dos estudos comprovarem que figuras femininas na liderança potencializam os resultados dos negócios, ainda há um longo caminho a percorrer. Entender que a diversidade tem impacto direto no sucesso de um negócio é perceber que ações de inclusão são investimentos e não custos. estar alinhados porque o verdadeiro engajamento acontece quando o propósito fica evidente nas diversas áreas da empresa”, afirma Jordana.

Outras figuras de destaque dos principais players do setor também participaram do programa, como Carolina Gaete, Diretora Comercial da Accor, multinacional francesa do setor hoteleiro; Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú; Paulo Henrique Pires, Diretor Comercial da Localiza; Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1, focado em soluções para eventos corporativos; e o palestrante internacional Joaquin Navasal, CEO da Consolid Global Travel Solutions, a maior aliança de agências de viagens da América Latina.

Antes de encerrar o evento, o CEO da VOLL, Luciano Brandão, apresentou a grande novidade: uma solução digital via app para gestão global e unificada de viagens, com operação multilíngue e conteúdo multimoedas. Havia uma lacuna no mercado devido às soluções disponíveis, pois embora as agências de viagens representem marcas globais, na prática apenas oferecem serviços locais. Isto significa que se uma empresa precisasse organizar uma viagem para o seu funcionário baseado no seu escritório no México, teria que lidar com uma agência de viagens mexicana e utilizar uma tecnologia específica. Para o Reino Unido, é uma agência de viagens britânica e possivelmente uma tecnologia diferente, e assim por diante.

“Com isso, para cada país onde a empresa tem base e operação, foi necessário gerenciar a gestão de viagens e mobilidade de forma fragmentada, com parceiros individuais de serviços e tecnologia. nova solução global, todas as viagens dos colaboradores de qualquer lugar do mundo são feitas através de uma única plataforma, com conteúdo na moeda local e suporte no idioma do colaborador, o que leva a uma gestão sistêmica e fluxo operacional, transformando a experiência em algo muito mais ágil, seguro e eficiente”, explica Luciano Brandão, cofundador e CEO da VOLL, sobre a importância da inovação alcançada pela VOLL ao se tornar a primeira agência do segmento no Brasil a oferecer uma solução completa mundial.