BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Encontro de Turismo Responsável reforça compromisso com sustentabilidade

Teve início na manhã desta segunda-feira (23) a primeira edição do “Encontro Nacional de Turismo Responsável” que acontece em Natal (RN). O evento, que integra o Projeto “Brasil: essa é a nossa praia!”, é promovido pelo Ministério do Turismo (Mtur) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na ocasião foi lançado o E-Book “Turismo Responsável no Brasil”, que aborda a temática e sua atuação no território nacional auxiliando gestores e comunidades no fomento à sustentabilidade, ao Turismo Comunitário e à segurança turística. Durante o primeiro dia, o evento contou também com o lançamento dos produtos do projeto que vem desenvolvendo um conjunto de mais de 20 ações na temática do Turismo Responsável, Turismo Sustentável e Gestão de Orlas Turísticas. Clique aqui para fazer download do e-book lançado durante o evento.

Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, ressaltou a importância dos resultados apresentados pelo projeto. “A essência do turismo doméstico é fundamental para mantermos uma atividade turística intensa, gerando emprego e renda. Nesse sentido, trazer novas práticas, com inovação, que é justamente o que estamos sendo apresentados hoje, é extremamente significativo e rico para pensarmos no turismo responsável e duradouro”, disse.

Leilianne Barreto, coordenadora do projeto, falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento de ações práticas. “Essa é uma oportunidade para fazermos essa reflexão do papel do turismo para sustentabilidade, para que a gente possa começar a pensar de forma mais clara qual a contribuição, de cada um de nós, atores do turismo, para o alcance dessa meta”.

Dentro da cadeia de proteção e sustentabilidade, que envolve setor público e privado, o próprio turista é outro pilar fundamental. Solange Portela, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, destacou essa questão. “Quando a gente fala de turismo responsável, nós envolvemos todos que participamos do turismo, e não podemos esquecer que o turista também tem a sua responsabilidade de como cuidar melhor do nosso destino. É um trabalho conjunto”, reforçou.

O evento permite a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas de turismo responsável entre gestores públicos e privados.

Sem pegadas de Carbono

Durante o evento, os participantes têm acesso à uma calculadora onde podem inserir dados específicos sobre sua viagem, como meio de transporte, distância e tipo de veículo, obtendo assim uma estimativa de suas emissões de carbono. Com essa informação, as pessoas podem saber o número exato de árvores a serem plantadas para neutralizar essa pegada de carbono. Ao fim do evento, a empresa Pipa Ambiental, junto com os participantes da visita técnica, que acontecerá nos dias 25 e 26, promoverá o plantio de mudas de árvores no Parque Estadual Mata da Pipa, para compensar a pegada de carbono gerada pelo evento.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Lançamento do Sapori Ticino reúne operadores...

Consulado da Suíça promove noite de celebração com o trade e apresenta Brasil como país convidado do festival gastronômico de 2025

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Brasil em alta na Suíça: turismo...

Fabien Clerc, diretor da Suíça para o Brasil, fala ao Brasilturis sobre o aumento de turistas brasileiros, estratégias sustentáveis e novos atrativos como o enoturismo

Após pedido dos EUA, veja destinos...

Recomendações de imunização variam entre países e exigem planejamento; febre amarela, sarampo e poliomielite lideram lista de exigências

Sea Life Florida: conheça o primeiro...

O Sea Life Florida, primeiro parque temático subaquático do mundo, foi inaugurado no Legoland Florida Resort e oferece experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS