A Embratur participou, nesta semana, da Convenção 2023 da Orla Rio, no Rio de Janeiro (RJ). O evento discutiu a modernização da orla na capital carioca e serviu para fortalecer o fomento de negócios do setor. Como resultado da parceria da Agência com o evento, quiosques da orla da capital carioca fixarão a Marca Brasil nos estabelecimentos nas praias da cidade. A logo simboliza o Brasil como país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito em cenário internacional.

Saulo Rodrigues, gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, participou do evento, representando Marcelo Freixo, presidente da Agência. Ele destacou o lançamento do Prêmio Excelência Orla Rio, também como resultado da parceria entre a Agência e a entidade. “A premiação reconhece a excelência de serviços prestados por quiosques da cidade do Rio de Janeiro em 2023″, explicou.

“Como é do interesse da Embratur promover boas práticas de sustentabilidade para o trade do turismo internacional no Brasil, não podíamos deixar de estar presentes e firmar essa parceria com a Orla Rio, que serve de exemplo para esse trade”, acrescentou Saulo.

De acordo com Marcelo Freixo, “o Rio de Janeiro, ao lado de São Paulo (SP), Recife (PE) e Salvador (BA), estão entre as cidades com potencial para fortalecer o turismo internacional no Brasil frente a rivais, como as capitais europeias, por exemplo”. O Painel de Dados do Turismo, lançado da Embratur reforça essa visão. Segundo o levantamento da Embratur, a capital carioca recebeu, de janeiro a setembro deste ano, 855.645 turistas internacionais. Os principais países visitantes foram a Argentina (290.229 pessoas), seguido do Chile (157.316), Estados Unidos (99.630), e França (39.677).