Recife/PE – A Prefeitura Municipal de Gravatá anunciou, nesta quinta-feira (26), o tema que vai dar o tom na festividade natalina do município, que já é tradição no calendário turístico de Pernambuco: O “Natal de Gravatá 2023 – A caminho do Amor”. O evento terá 30 dias de duração e promete diversas atividades culturais gratuitas, além de muitas novidades.

“Natal não é algo para ser assistido. O sentido do Natal vai além das luzes e brilhos, e Gravatá está preparando um espetáculo de modo que as as pessoas façam parte e sintam tudo aquilo que precisam sentir”, explicou Padre Joselito Gomes, prefeito do município.

“Eu entendo que o diferencial do nosso Natal é o conteúdo, a forma que a mensagem é trabalhada. Neste ano, queremos reforçar o que é o amor e como podemos melhorar a partir dele. É um caminho que devemos trilhar dia após dia. Podemos usar esse período festivo para nos questionar como estamos fazendo esse percurso”, completou o prefeito.

A partir do dia 25 de novembro a cidade receberá quatro polos de apresentações culturais que seguem até o dia 25 de dezembro, além de outros 15 polos com decoração temática, que se estendem e ficam no município até a segunda semana de janeiro de 2024.

Durante o evento foram anunciadas as novidades deste ano. O Desfile Natalino está de volta, após solicitação da população gravataense. Cerca de 200 dançarinos, atores e músicos irão percorrer a rua Cleto Campelo nos dias 8, 9, 15 e 16 de dezembro. “As datas foram pensadas de maneira estratégica. Antes, fazíamos nos finais de semana e o público do domingo era muito pequeno, pois boa parte dos turistas já estavam indo embora da cidade. Neste ano, os desfiles serão realizados na sexta e sábado para que todos possam apreciar’, contou Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Gravatá.

Padre Joselito Gomes, prefeito de Gravatá (PE), e Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá (PE) Foto: Kamilla Alves (Brasilturis)
Padre Joselito Gomes, prefeito de Gravatá (PE), e Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá (PE) Foto: Kamilla Alves (Brasilturis)

O espetáculo de balé aéreo, principal destaque da programação, será apresentado entre os dias 21 e 25 de dezembro com a participação de 110 bailarinos e atores. A Vila Natalina da assistência social reunirá projetos sociais e será o palco do “Concurso de Pinheiros Natalinos”, no qual empresas ou pessoas físicas poderão adotar pinheiros e decorar da forma que desejar, embelezando a cidade. Outra novidade é o Expresso Natalino, que vai oferecer passeios gratuitos pelos principais pontos turísticos da cidade, com saídas a partir do Centro de Informações Turísticas (CTI). Informações e horários de roteiros serão divulgados em breve.

Para a realização do Natal deste ano, serão investidos cerca de R$1,5 milhão dentre recursos próprios, apoios e parcerias, com a expectativa de atrair cerca de 250 mil pessoas e gerar uma movimentação financeira de R$150 milhões. Orgulhoso, o secretário contou que toda a estruturação do evento é realizada por gravataenses, valorizando os talentos locais.

“São gerados, de forma direta e indireta, cerca de 2 mil empregos, com o diferencial de termos todo o espetáculo – desde a concepção, roteirização e produção – formado por moradores do município. Temos talento local capaz de fazer inveja a muito espetáculo fora do país”, afirmou Lima.

A cidade, que é conhecida como a Suíça Brasileira, tem a população estimada em 86,5 mil pessoas. Esse valor duplica aos finais de semana e, por isso, o município já possui uma estrutura para receber bem os visitantes. São 2,7 mil leitos em estabelecimentos hoteleiros, e cerca de 100 restaurantes. Vale destacar que cerca de 24% das residências de Gravatá são casas de temporada.