Na quinta-feira (26), a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, localizada em São Paulo, deu as boas-vindas ao Turismo Alemão, uma plataforma destinada a se tornar um centro abrangente de informações turísticas sobre a Alemanha. Essa iniciativa visa preencher a lacuna deixada pelo Centro de Turismo Alemão (DZT), que encerrou suas operações no Brasil devido à pandemia.

O responsável por essa nova plataforma é Carlos Henrique Dezen, diretor da Senator Viagens e Turismo e especialista na Alemanha, que se uniu a Thomas Timm, ex-vice-presidente executivo da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, para desenvolver o projeto.

O Turismo Alemão tem como objetivo destacar todos os segmentos do turismo alemão, incluindo viagens de negócios, lazer, turismo religioso, cultural e gastronômico. A conectividade facilitada, devido aos voos diretos da Lufthansa saindo de São Paulo, bem como as operações de outras companhias aéreas, é vista como um fator positivo. Além disso, é possível combinar a visita a outros destinos europeus com a Alemanha por diferentes meios de transporte, como marítimo, rodoviário e ferroviário.

“A Alemanha tem um potencial turístico e corporativo enorme, e com a lacuna que surgiu, vimos a oportunidade e a necessidade de oferecer ao mercado brasileiro tudo o que o destino pode proporcionar, pois sabemos que o Brasil sempre demonstrou interesse em viajar para a Alemanha”

Carlos Henrique Dezen

Além de fornecer informações detalhadas sobre destinos alemães, a plataforma também promoverá a capacitação de agentes de viagens em parceria com diversos colaboradores. Dezen enfatizou a importância de preservar o sólido trabalho que a Alemanha realizou no Brasil nas últimas três décadas, não apenas na promoção do turismo, mas também na reaproximação do trade turístico com o destino.

Durante o encontro, os participantes puderam preencher um questionário que abordou questões essenciais relacionadas à promoção do turismo da Alemanha no Brasil, como a percepção atual da promoção do turismo alemão no país, identificação do país europeu mais ativo na promoção turística, avaliação das ferramentas mais eficazes para promover o turismo da Alemanha no Brasil e a identificação das principais barreiras que precisam ser superadas para impulsionar o turismo em direção à Alemanha.

Thomas Timm revelou que o evento foi pensado para escutar o setor turístico, suas dívidas e considerações, para assim dar andamento a um processo de reaproximação e promoção do destino, “Essa iniciativa dá início a um processo de reaproximar o trade turístico com Alemanha. Para não perder o cenário favorável de viagens internacionais, decidimos reunir o setor e em conjunto divulgar o destino. Sabemos que no Brasil há uma importante demanda e buscamos ofertar diversos tipos de informações, por isso reunimos todos aqui, assim ouvimos do mercado quais são as necessidades reais”.

Confira as imagens do evento: