Na próxima segunda-feira (30), a Associação Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ) e HotéisRio apresentam os cases inscritos no Prêmio Top Hotel 2023, que terá recorde de participantes em 2023 – foram 20 inscrições de 16 empreendimentos hoteleiros. A premiação, organizada pelas duas instituições homenageadas pela Polícia Militar, tem o objetivo de valorizar práticas socialmente responsáveis e, nesta 18° edição, vai premiar os projetos mais destacados nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade e expansão hoteleira. A apresentação acontece das 9h às 14h, no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca.

Participam do prêmio, hotéis com projetos aplicados ao longo de 2023. São quatro categorias: empreendedorismo, em homenagem a Eduardo Tapajós, hoteleiro, químico industrial e advogado; ação social, em homenagem a Corintho Falcão, banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro; além das categorias “Selo Verde da Hotelaria”, com cases de sustentabilidade, e a homenagem “Expansão Hoteleira”, que evidencia os melhores projetos de ampliação ou retrofit. Em 2023 serão cinco projetos na categoria “Empreendedorismo”, oito projetos na categoria “Ação Social”, cinco na “Selo Verde”. Na “Expansão Hoteleira” participam dois hotéis.

Paulo Michel, presidente da Abih-RJ, afirma que a premiação é uma oportunidade para que empreendimentos de todo o estado apresentem suas boas práticas. “A atividade de hotelaria, hoje, vai muito além de hospitalidade e boas instalações para atender o hóspede. A nossa atividade tem uma conexão direta com o destino onde estamos inseridos. Inclui ações voltadas para a redução dos impactos ambientais, está engajada com iniciativas sociais e apoio ao poder público, além de reunirem muitas iniciativas de gestão e empreendedorismo”, explica.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio, defende que premiação demonstra a relevância do setor para a economia do Rio e homenageia o trabalho dos hoteleiros. “Esta premiação dá o merecido palco a todos aqueles que trabalham diariamente em diversas frentes para a geração de postos de trabalho, contribuem para o fortalecimento da imagem da nossa cidade, recepcionam e encantam nossos visitantes e estão engajados nas melhores práticas que viabilizam fazer da hotelaria uma das mais importantes atividades econômicas”, finaliza.