Gramado/RS – Aconteceu nesse sábado (11), o segundo dia e ultimo dia do Festuris, cujo tema nesta edição é “Capital Humano: A Chave da Transformação”. Durante o Meeting do segundo dia, os palestrantes trouxeram tópicos inspiradores para o setor turístico, compartilhando conhecimento e suas experiências, enriquecendo os participantes.
Ao longo de dois dias repletos de aprendizado intenso, o Meeting Festuris ofereceu oportunidades únicas para adquirir conhecimento e insights que expandirão horizontes para o futuro. O evento destaca-se por reunir especialistas renomados do setor, prontos para compartilhar seus conhecimentos e experiências. As discussões visam abordar estratégias inovadoras, tendências do mercado e soluções que moldam o futuro do setor.
Liderança Positiva: Um Novo Líder para uma Nova Era
Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni, abordou o tema “Liderança Positiva: Um Novo Líder para uma Nova Era”, apresentando o conceito como uma das soluções para o mercado. Ludwig explicou que ao adotar a psicologia positiva, que embasa a liderança positiva, os líderes empresariais promovem um ambiente de trabalho mais humano para seus colaboradores, demonstrando disposição para ouvir e promover o bem-estar no ambiente corporativo.
“Esses líderes consideram os pequenos resultados, valorizam os membros de sua equipe, consideram pedir perdão e promovem diálogos. O líder que lidera com o coração é o líder que fará a diferença, e essa é a chave da transformação”, concluiu Tiziana Ludwig.
Mulheres que Transformam
Este painel promoveu um diálogo entre Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó, Tia Iara, fundadora da Tia Iara Turismo, e Patty Leone, apresentadora. Com o objetivo de destacar o poder das mulheres no setor turístico, as palestrantes compartilharam um pouco mais de suas histórias de vida e como se tornaram referências no empreendedorismo feminino.
Simone começou a palestra contando como o Hotel Marajó se tornou um lugar de oportunidades para as mulheres: “O Hotel Marajó não é apenas um local, é um sentimento. Nossa equipe é composta exclusivamente por mulheres, somos um coletivo onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência única aos visitantes.”
Tia Iara compartilhou sua jornada e como continua, mesmo após os 80 anos, a proporcionar viagens aos parques da Disney a diversas famílias e jovens: “Nós trabalhamos com sonhos, já levamos mais de 41 mil jovens em mais de 219 viagens à Disney. Devo tudo isso à minha equipe e ao trabalho que realizamos ao longo desses mais de 40 anos.”
Ao encerrar o debate, Patty Leone abordou o poder da influência e a utilização de histórias inspiradoras para mudar a realidade ao nosso redor: “Nós somos os agentes de transformação. Façam a diferença na vida das pessoas ao seu redor e compartilhem suas experiências. Tenham persistência e foco em seus projetos, e tudo se tornará melhor.”
Como Quatro Agências Super-Premium Lidam com a Formação de Seus Consultores Travel Designers – O Caso RADIX
Na terceira palestra da manhã, Ricardo Souto Ferreira, CEO da Travel Designer, apresentou sobre o turismo premium, um mercado de luxo em crescente ascensão no Brasil. Durante sua apresentação, Souto discorreu sobre a qualificação adequada para atender clientes dessa categoria e como funcionam os processos para compreender o ecossistema do mercado super premium.
O termo “travel design” se refere à prática de personalizar e criar experiências de viagem únicas e sob medida para os viajantes. Envolve a elaboração de itinerários personalizados e adaptados aos interesses, preferências e necessidades específicas de cada cliente.
“Esta é uma especialidade a ser estudada, para que os agentes entendam mais sobre viagens de super luxo. É uma oportunidade de negócio muito interessante, uma opção de carreira que faz com que os travel designers provoquem os clientes a terem jornadas inesquecíveis”, concluiu Ricardo Souto Ferreira, CEO da Travel Designer.
O Mundo Mudou… Bem na Minha Vez
Para encerrar o segundo dia de aprendizados e troca de experiências, o Dr. Dado Schneider, professor de comunicação, subiu ao palco com uma proposta inovadora. Dado conduziu a primeira parte de sua apresentação se comunicando apenas por meio de textos e música. A proposta visava sensibilizar os presentes para a percepção de que os modos de comunicação, ação e pensamento estão mudando mais a cada dia, e que o setor precisa se adaptar a isso.
Segundo Dado, compreender as novas gerações é a chave para o sucesso, agindo de maneira criativa e identificando as tendências do momento, ferramentas que os agentes de viagens e profissionais do setor podem utilizar para atrair mais clientes. Além disso, Dado ressalta que ao empregar a experiência no mercado e os recursos oferecidos pela tecnologia atual, tudo se torna mais simples.
“O futuro está destinado àqueles dispostos a conviver com os recursos, ferramentas e mentalidade do século XXI. Aqueles que estão dispostos a se adaptar à tecnologia, aprender sobre as novas tendências e aplicar isso com a experiência que já possuem, tornar-se-ão imbatíveis”, conclui Dado Schneider.
Agenda