O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, passeios de ecoturismo localizados em Jardim (MS), receberam a Certificação de Empreendimento Turístico Sustentável – na categoria Ouro – concedida pela Green Destinations, através do Programa DEL Turismo, do Instituto DEL.

Muito mais que reconhecimento, o processo de certificação do Programa DEL Turismo é uma forma de auxiliar empreendimentos turísticos a compreenderem o que de fato é sustentabilidade e como aplicar seus conceitos de forma prática e eficaz.

A certificação concedida aos atrativos, avaliou a conformidade nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social e saúde e segurança, entre outros, e é reconhecida pelo Conselho Global de Turismo Sustentável – GSTC (em inglês, Global Sustainable Tourism Council), órgão vinculado a Onu, e aplicado pela fundação holandesa Green Destinations. Os atrativos atingiram a certificação nível ouro e entraram para a lista de empreendimentos de excelência internacional.

“Parabenizamos toda a equipe pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo do processo de certificação. Essa conquista é resultado de esforços coletivos e do comprometimento em promover um turismo mais sustentável, que respeita a natureza, a cultura local e o bem-estar das comunidades envolvidas”, anunciou Malu Mayorga, coordenadora do Programa do Programa Del Turismo.

O compromisso com a sustentabilidade é uma jornada de aprendizado e adaptação constante. Com a certificação em mãos, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa se destacam como um exemplo inspirador para outras empresas do setor, demonstrando que é possível equilibrar crescimento econômico com responsabilidade ambiental e social”, enfatiza Malu.

Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade dos atrativos celebra a conquista. “A certificação em Turismo Sustentável do Instituto Del é muito completa pois realmente verifica o cumprimento de quesitos realmente alinhados com os pilares sociais, ambientais e econômicos da sustentabilidade. Participar desta certificação, além de nos trazer melhoria contínua através da autoavaliação, é muito importante pois também apoiamos um programa realmente relevante para o turismo brasileiro e reconhecido por pelo selo internacional Good Travel Program, que vale a pena ser divulgado pela sua eficiência e mérito”, diz.