A Aena, maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, iniciou oficialmente a administração do aeroporto de Marabá (PA) à 0h desta terça-feira (21). O primeiro voo sob a nova gestão foi o Latam 3500, proveniente de Brasília, que pousou às 1h11. A primeira decolagem foi o voo Azul 4088, com destino a Belo Horizonte (MG), ocorrendo às 3h34.

O aeroporto de Marabá é o terceiro mais movimentado do Estado, com uma demanda em ascensão. Em 2019, antes da pandemia, registrou 270 mil passageiros. Em 2022, mesmo com os desafios do setor, a movimentação subiu para 290 mil passageiros. Até setembro deste ano, o terminal já atendeu 272 mil passageiros.

A Aena planeja melhorias significativas no aeroporto para torná-lo mais seguro, sustentável e confortável. A expansão prevista dobrará o tamanho do terminal de passageiros, passando dos atuais 1.800 metros quadrados para 3.600 metros quadrados. A superfície disponível na área pública do terminal também será ampliada para oferecer uma experiência mais confortável aos passageiros.

Para aumentar a segurança, serão instaladas áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. Além disso, a Aena realizará a recuperação do pavimento e a preparação da faixa lateral da pista para o acesso de carros de emergência. O pátio de aeronaves para a aviação comercial também receberá melhorias, incluindo uma nova via de serviços e a ampliação da faixa de pedestres.

A entrega do anteprojeto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está prevista até dezembro, com as obras planejadas para iniciar no segundo semestre de 2024 e serem concluídas em 2026.

A Aena, que venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos em diversos estados, já assumiu a operação de oito deles, incluindo Marabá. A empresa continuará a transição gradual dos demais aeroportos até o dia 30 de novembro.