Durante o aguardado período da Black Friday, a Aviva, plataforma de entretenimento que abriga o Hot Park e os destinos Rio Quente Resorts (GO) e Costa do Sauípe (BA),se destacou pelo número de vendas e pela inovação ao incorporar o conceito de live commerce, tornando-se pioneira no setor turístico. Ao unir a expertise em entretenimento com a participação de celebridades de grande impacto, a empresa alcançou resultados notáveis.

No período de 17 a 27 de novembro, a campanha da Aviva gerou uma receita total de R$ 44 milhões, representando um crescimento impressionante de 92% em relação ao mesmo intervalo em 2022, que registrou R$ 23 milhões. O sucesso não se limitou às vendas, pois os acessos ao site aumentaram em 19%, enquanto a conversão quase triplicou, resultando em um ROI (Return on Investment) 257% superior ao ano anterior.

A estratégia da empresa transcendeu as típicas promoções da Black Friday, focando em oferecer conteúdo de qualidade, entretenimento e impacto social aos potenciais clientes. A decisão estratégica de reduzir a duração da campanha de 45 para 10 dias, concentrando as vendas em um período mais curto, foi acompanhada pela decisão consciente de preservar a diária média para garantir a rentabilidade, considerando o período de retrofit em 2024.

Além das vendas e promoções, a Aviva elevou a experiência ao realizar lives surpresas em seus perfis no Instagram, envolvendo celebridades como André Marques e o casal @lari&hugo, fenômeno no TikTok. Essas transmissões, baseadas em uma plataforma de vídeo importada da China, não se limitaram a simples live commerce, mas transformaram-se em programas de TV ao vivo, incorporando entretenimento em todos os aspectos.

A escolha estratégica de influenciadores digitais, com 33 personalidades mesclando perfis regionais, nacionais e celebridades de amplo alcance, contribuiu para o sucesso da iniciativa. A audiência da live em 2023 foi 55% maior, com 115% do volume de visualizações e 271% do tempo médio de visualização em comparação com o ano anterior.

“Turismo envolve longo planejamento e sonhos e as férias são um dos momentos mais esperados do ano. Não vendemos só com oferta de preço, é importante criar desejo para os destinos. Hoje, nossa fórmula de sucesso é constituída por conteúdo que crie desejo, explique sobre os destinos e apresente oportunidades únicas, como descontos. Nosso maior ganho é conseguir entregar entretenimento em todo o processo de compra”, revelou Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

No contexto mais amplo da Black Friday deste ano, o setor de Turismo e Transportes, ao qual a Aviva pertence, teve destaque, registrando um crescimento significativo de 8,1%, conforme apontado pelo estudo da Cielo. Este setor ficou em terceiro lugar na lista, ficando atrás apenas dos setores de Óticas e Joalherias, e Móveis, Eletro & Depto. Esse destaque confirma a relevância e a demanda crescente por experiências de viagem durante esse período de promoções.