São Paulo/SP – Para dar início à programação das tarde do último dia do Abav Meeting – que acontece no Intercity Paulista, em São Paulo -, a Abav-SP | Aviesp trouxe à tona como o Pinterest, plataforma social, pode se tornar uma ferramenta de planejamento de viagens. 

De acordo com Diego Venturelli, líder de Retail do Pinterest, deixa claro que o objetivo principal da plataforma é inspirar as pessoas e criar a vida que os usuários amam. “Tudo o que você vê na plataforma traz ação para algum desejo, diferente de outras redes sociais”, destaca. 

A plataforma conta com 40 milhões de usuários brasileiros, sendo 70% desta parcela representada pelo público brasileiro, que tem como principais buscas temas como moda e decoração. “Você consegue agregar valor neste tipo de abordagem”, pontua o executivo. 

Para fazer a plataforma se tornar uma geradora de oportunidade, Venturelli afirma que não é necessário ser um criador de conteúdo, visto que os usuários têm a oportunidade de salvar ideias/pins por meio de conteúdo de outros perfis. Caso se sinta à vontade, o usuário também pode ser um criador de conteúdo com imagens ou vídeos para inspirar demais pessoas. 

No segmento de viagens, o Pinterest notou que 7 milhões de brasileiros procuram por viagens, sendo 77% da parcela representada pelo público feminino. Além disso, a ferramenta notou que os usuários possuem duas vezes mais chance de descobrir passeios, destinos e produtos e duas vezes mais alto valor de compra. 

Ao todo, são 121 milhões de buscas relacionadas ao tema e mais de 200 milhões de pins/ideias salvas. O verão é o período de maior fluxo na plataforma, crescente essa que se inicia em novembro. Confira alguns insights sobre as procuras deste verão:

DESTINOS INTERNACIONAIS

  • Argentina: +40%
  • Punta Cana: +30%
  • Oceania: +60%

DESTINOS NACIONAIS

  • Arraial: +70%
  • Balneário Camboriú: +50%
  • Beto Carrero: +205

TENDÊNCIAS

  • Cruzeiros MSC: +1000%
  • Ideias de cruzeiro: +50%
  • Viagem praia: +80%
  • Viagem solo: +145%
  • Hotel para staycation: 70%

SEGMENTOS

  • Natureza: 3 vezes mais
  • Turismo cachoeira: +60%
  • Trilhas natureza: +10%
  • Camping checklist: +50%
  • Viagem de carro: +30%

CHECKLIST

  • Viagem: +600%
  • Viagem verão: +80%
  • Checklist praia: +30%
  • Disney: +200%