Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, o resíduo plástico é considerado o tipo de poluente mais encontrado nos corpos hídricos do planeta, correspondendo a 48,5% dos materiais que vazam para os mares. Com basse nisso, a Atlantica Hospitality International (AHI) reduziu o descarte de mais de 9,6 toneladas de plásticos em seus hotéis. A diminuição dos resíduos plásticos faz parte do Aja, programa com uma série de iniciativas ESG.

Hoje, 72% dos empreendimentos administrados pela Atlantica já substituíram seus amenities de plástico por dispensers. A conscientização ambiental, incluindo o movimento “plastic-free” (livre de plástico), cresce em vários setores, incluindo o turismo.

“Em um mundo onde a sustentabilidade se tornou uma prioridade inegociável, o setor hoteleiro não pode mais ser mero espectador. Os princípios da agenda ESG já fazem parte da realidade da Atlantica há anos e com o Aja, estamos moldando o futuro da hospitalidade, construindo um legado de sustentabilidade para as gerações futuras”, explica Flávia Buiati, VP Financeira e Jurídica da Atlantica e embaixadora do Programa.

Além disso, a rede hoteleira faz parte de um setor com enorme capacidade de impactar positivamente a comunidade e promover mudanças efetivas a favor do planeta. Atualmente, 50% dos hotéis já contrataram fontes de energia limpa e a metá é atingir 100% até 2025. Entre as iniciativas em curso da AHI estão: redução do consumo de água em 15% de todos os hotéis e 70% dos empreendimentos já executaram a redução de consimo de energia em suas unidades.