No FOCUS London, no dia 6 de dezembro, a British Film Commission e a VisitBritain assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com a intenção de impulsionar o turismo cinematográfico em todas as nações e regiões do Reino Unido. De acordo com o Expedia Group, mais da metade dos viajantes internacionais afirmou que programas de TV e filmes inspiram seus planos de viagem. Os turistas estrangeiros gastaram estimados 892,6 milhões de libras em turismo cinematográfico relacionado a filmes no Reino Unido apenas em 2019, de acordo com o British Film Institute (BFI), tornando o turismo cinematográfico uma parte cada vez mais valiosa da oferta global de turismo do Reino Unido.

“A pesquisa da VisitBritain mostra que filmes e TV são motivadores poderosos para as viagens. Com quase um terço dos potenciais visitantes à Grã-Bretanha ansiosos para visitar locais usados em filmagens e vistos na tela, o turismo cinematográfico é uma parte valiosa e em crescimento de nossa oferta global de turismo”, afirma Patricia Yates, CEO da VisitBritain. “Estamos encantados em colaborar com a British Film Commission para aproveitar esse crescimento, trabalhando juntos para colocar a oferta de turismo cinematográfico da Grã-Bretanha no centro do palco, ao lado de nossas campanhas internacionais GREAT Britain.”

A indústria cinematográfica e de TV do Reino Unido continua a atrair grandes produções internacionais com sua oferta de produção de classe mundial. Com estúdios de primeira classe disponíveis em todas as nações e regiões do Reino Unido, instalações de efeitos visuais de ponta, locais únicos e uma equipe talentosa, o Reino Unido hospedou muitas franquias cinematográficas e de TV mundialmente renomadas, contribuindo com bilhões de libras para a economia do Reino Unido.

No início deste ano, a Unidade de Pesquisa e Estatísticas do BFI relatou que os gastos combinados com produção de filmes e televisão de alta qualidade durante 2022 alcançaram 6,27 bilhões de libras. Em 2022, a British Film Commission prestou apoio personalizado a muitos títulos importantes de cinema e HETV, como Lord of the Rings: The Rings of Power Season 2 (Amazon), Lift (Netflix), Black Cake (Hulu), Napoleon (Apple TV+), The Crown Season 6 (Netflix), The Boys in the Boat (MGM), Fast X (Universal) e Wicked (Universal).

O turismo cinematográfico oferece a valiosa oportunidade de destacar destinos regionais para impulsionar o turismo. Por exemplo, o Castle Howard, em North Yorkshire, relatou que o número de visitantes de 18 a 24 anos em seu site aumentou mais de 3400% após o lançamento de Bridgerton. De acordo com a West Midlands Growth Company, o número de visitantes em Birmingham aumentou 26% entre 2013, quando a primeira temporada de Peaky Blinders foi ao ar na BBC, e 2018. Sex Education, filmado no País de Gales, incentivou uma nova audiência a se apaixonar pelo belo Vale de Wye, e o Museu da Torre de Londonderry recebeu um número recorde de visitantes mensais após o lançamento de uma exposição baseada no programa de TV de sucesso Derry Girls. A pesquisa da VisitScotland mostra que até 18% dos visitantes estrangeiros de seus principais mercados internacionais visitam um local de filme ou TV durante suas viagens à Escócia.

“Destacar experiências inspiradas em filmes e TV que só podem ser vivenciadas na Grã-Bretanha incentiva mais visitantes a vir e explorar nossos destinos incríveis, impulsionando a urgência de visitar e promovendo o turismo em todas as nações e regiões, beneficiando as economias locais”, comenta a CEO da VisitBritain, que participou de evento comercial na Índia recentemente.

Franquias icônicas de filmes e TV, como James Bond, Paddington, Harry Potter, Star Wars, Outlander e The Crown, também escolheram consistentemente locais e estúdios no Reino Unido para abrigar suas produções. Com filmes e TV continuando a influenciar as viagens em todo o mundo, a nova parceria entre a British Film Commission e a VisitBritain aproveita o potencial do turismo cinematográfico.

O MoU de hoje fortalece os objetivos mútuos da British Film Commission e da VisitBritain de impulsionar o crescimento econômico. Por um lado, construindo sobre as percepções positivas da Grã-Bretanha como destino de visitantes, complementando o papel da British Film Commission em atrair investimentos estrangeiros. Da mesma forma, a capacidade sustentada do Reino Unido de sediar grandes produções cinematográficas e de TV reforça a variedade e profundidade das experiências e locais relacionados à tela em todas as nações e regiões, complementando o apoio da VisitBritain à economia de visitantes.

“Assim como a história, dinamismo e mistura cultural única do Reino Unido inspiraram filmes e programas de TV fascinantes, essas produções também levaram visitantes de todo o mundo a passar tempo no Reino Unido”, destaca Adrian Wootton OBE, diretor executivo da British Film Commission.

“A indústria cinematográfica e de TV do Reino Unido tem consistentemente atraído as maiores produções do mundo com nossa variedade diversificada de locais de filmagem e equipe talentosa. De Bridgerton e All Creatures Great and Small a Harry Potter e Rye Lane, o Reino Unido é lar de inúmeras franquias icônicas de filmes e TV, e o turismo cinematográfico oferece uma oportunidade única e emocionante de mostrar destinos acolhedores em todas as nações e regiões do Reino Unido”, continua o executivo. “Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com a VisitBritain para destacar a excepcional variedade de nossa indústria cinematográfica e de TV, impulsionando as economias locais em todo o Reino Unido no processo”.