BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

VisitBritain e British Film Comission se unem para impulsionar Turismo cinematográfico

No FOCUS London, no dia 6 de dezembro, a British Film Commission e a VisitBritain assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com a intenção de impulsionar o turismo cinematográfico em todas as nações e regiões do Reino Unido. De acordo com o Expedia Group, mais da metade dos viajantes internacionais afirmou que programas de TV e filmes inspiram seus planos de viagem. Os turistas estrangeiros gastaram estimados 892,6 milhões de libras em turismo cinematográfico relacionado a filmes no Reino Unido apenas em 2019, de acordo com o British Film Institute (BFI), tornando o turismo cinematográfico uma parte cada vez mais valiosa da oferta global de turismo do Reino Unido.

“A pesquisa da VisitBritain mostra que filmes e TV são motivadores poderosos para as viagens. Com quase um terço dos potenciais visitantes à Grã-Bretanha ansiosos para visitar locais usados em filmagens e vistos na tela, o turismo cinematográfico é uma parte valiosa e em crescimento de nossa oferta global de turismo”, afirma Patricia Yates, CEO da VisitBritain. “Estamos encantados em colaborar com a British Film Commission para aproveitar esse crescimento, trabalhando juntos para colocar a oferta de turismo cinematográfico da Grã-Bretanha no centro do palco, ao lado de nossas campanhas internacionais GREAT Britain.”

A indústria cinematográfica e de TV do Reino Unido continua a atrair grandes produções internacionais com sua oferta de produção de classe mundial. Com estúdios de primeira classe disponíveis em todas as nações e regiões do Reino Unido, instalações de efeitos visuais de ponta, locais únicos e uma equipe talentosa, o Reino Unido hospedou muitas franquias cinematográficas e de TV mundialmente renomadas, contribuindo com bilhões de libras para a economia do Reino Unido.

No início deste ano, a Unidade de Pesquisa e Estatísticas do BFI relatou que os gastos combinados com produção de filmes e televisão de alta qualidade durante 2022 alcançaram 6,27 bilhões de libras. Em 2022, a British Film Commission prestou apoio personalizado a muitos títulos importantes de cinema e HETV, como Lord of the Rings: The Rings of Power Season 2 (Amazon), Lift (Netflix), Black Cake (Hulu), Napoleon (Apple TV+), The Crown Season 6 (Netflix), The Boys in the Boat (MGM), Fast X (Universal) e Wicked (Universal).

O turismo cinematográfico oferece a valiosa oportunidade de destacar destinos regionais para impulsionar o turismo. Por exemplo, o Castle Howard, em North Yorkshire, relatou que o número de visitantes de 18 a 24 anos em seu site aumentou mais de 3400% após o lançamento de Bridgerton. De acordo com a West Midlands Growth Company, o número de visitantes em Birmingham aumentou 26% entre 2013, quando a primeira temporada de Peaky Blinders foi ao ar na BBC, e 2018. Sex Education, filmado no País de Gales, incentivou uma nova audiência a se apaixonar pelo belo Vale de Wye, e o Museu da Torre de Londonderry recebeu um número recorde de visitantes mensais após o lançamento de uma exposição baseada no programa de TV de sucesso Derry Girls. A pesquisa da VisitScotland mostra que até 18% dos visitantes estrangeiros de seus principais mercados internacionais visitam um local de filme ou TV durante suas viagens à Escócia.

“Destacar experiências inspiradas em filmes e TV que só podem ser vivenciadas na Grã-Bretanha incentiva mais visitantes a vir e explorar nossos destinos incríveis, impulsionando a urgência de visitar e promovendo o turismo em todas as nações e regiões, beneficiando as economias locais”, comenta a CEO da VisitBritain, que participou de evento comercial na Índia recentemente.

Franquias icônicas de filmes e TV, como James Bond, Paddington, Harry Potter, Star Wars, Outlander e The Crown, também escolheram consistentemente locais e estúdios no Reino Unido para abrigar suas produções. Com filmes e TV continuando a influenciar as viagens em todo o mundo, a nova parceria entre a British Film Commission e a VisitBritain aproveita o potencial do turismo cinematográfico.

O MoU de hoje fortalece os objetivos mútuos da British Film Commission e da VisitBritain de impulsionar o crescimento econômico. Por um lado, construindo sobre as percepções positivas da Grã-Bretanha como destino de visitantes, complementando o papel da British Film Commission em atrair investimentos estrangeiros. Da mesma forma, a capacidade sustentada do Reino Unido de sediar grandes produções cinematográficas e de TV reforça a variedade e profundidade das experiências e locais relacionados à tela em todas as nações e regiões, complementando o apoio da VisitBritain à economia de visitantes.

“Assim como a história, dinamismo e mistura cultural única do Reino Unido inspiraram filmes e programas de TV fascinantes, essas produções também levaram visitantes de todo o mundo a passar tempo no Reino Unido”, destaca Adrian Wootton OBE, diretor executivo da British Film Commission.

“A indústria cinematográfica e de TV do Reino Unido tem consistentemente atraído as maiores produções do mundo com nossa variedade diversificada de locais de filmagem e equipe talentosa. De Bridgerton e All Creatures Great and Small a Harry Potter e Rye Lane, o Reino Unido é lar de inúmeras franquias icônicas de filmes e TV, e o turismo cinematográfico oferece uma oportunidade única e emocionante de mostrar destinos acolhedores em todas as nações e regiões do Reino Unido”, continua o executivo. “Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com a VisitBritain para destacar a excepcional variedade de nossa indústria cinematográfica e de TV, impulsionando as economias locais em todo o Reino Unido no processo”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS