Copacabana Palace: Onde o Rio começa é um coffee table book repleto de memórias que, combinadas com ricas ilustrações, compõem um item charmoso de decoração. O livro, lançado oficialmente nesta terça-feira (12), eterniza a história do Copacabana Palace, mais um projeto que faz parte da agenda de comemorações dos 100 anos do hotel.

Disponível nas versões em inglês e português, o livro traz as narrativas de Francisca Mattéoli – renomada escritora de viagens com uma conexão profunda com o Brasil – e fotografias pelas lentes de Tuca Reine, que capturam a alma do hotel carioca. O lançamento fecha o ano do centenário do empreendimento e estará disponível, exclusivamente, na Signature Boutique do Copacabana Palace.

A responsável pela publicação deste trabalho é a Vendome, editora francesa de destaque na publicação de livros ilustrados sobre belas artes e fotografia, arquitetura e design de interiores, moda e joias, estilo de vida e viagens. Os capítulos temáticos captam vividamente a essência do hotel e suas nuances ao longo do tempo.

As fotografias requintadas de artistas como Tuca Reinés, Gleeson Paulino e Pia Riverola capturam as vistas cinematográficas do hotel, sua elegância atemporal arquitetônica e a cultura vibrante da cidade do Rio de Janeiro. Entre anedotas de hóspedes famosos, festas lendárias e eventos, o livro inclui, ainda, o histórico concerto gratuito dos Rolling Stones, que atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas para a Praia de Copacabana.

Afetuosamente conhecido como “Copa” por locais e hóspedes, o hotel desempenhou um papel significativo na paisagem cultural do Rio de Janeiro. Desde os bailes de Carnaval em fevereiro até as épicas celebrações de Ano Novo na Praia de Copacabana, o livro mostra como o Copa tem sido parte integrante do crescimento e da história da cidade.