A Gol Linhas Aéreas nasceu, em janeiro de 2001, com o propósito de ser a primeira para todos. Segundo a companhia, a pluralidade de seus públicos externo e interno e a abrangência de sua malha aérea, com voos que chegam a 75 destinos no Brasil e no exterior, encontram no aeroporto internacional de Guarulhos (GRU) uma resposta à altura. Nesta segunda-feira (18), a Gol celebra os 20 anos de sua base no GRU Airport, o maior hub da Companhia e o mais movimentado aeroporto do País.

As comemorações que remontam ao 18 de dezembro de 2003, porém, aconteceram na última quinta-feira (14) na base de Guarulhos, especialmente na mais nova loja da Gol, localizada no Check-in B do Terminal 2 do aeroporto e inaugurada no último mês de agosto com um novo conceito de atendimento, pautado por mais conforto, mais acolhimento e mais laranja, cor tema da Companhia.

Em parceria com a GRU Airport, a Gol preparou ações de engajamento para a ocasião especial do aniversário da base. Os clientes em visita à loja da Gol no dia da comemoração, véspera da abertura oficial da alta temporada de verão (15), ganharam cookies comemorativos pelos 20 anos da companhia em GRU. Aos que emitirem bilhetes, há ainda a distribuição de squeezes, enquanto todos os colaboradores da Gol estão usando bottons como indicativo de comemoração à data.

“GRU Airport é um aeroporto superlativo, em número de passageiros, destinos atendidos e transporte de cargas. Para a Gol, é uma honra e uma grande responsabilidade completarmos 20 anos de operações no maior aeroporto do País. Com um número de voos expressivos para mais de 40 destinos no Brasil e no exterior, a mais grandiosa unidade de cargas da Companhia e uma nova loja conceito entregue recentemente aos clientes, nós da Gol temos a convicção de que, em Guarulhos, atingimos a maturidade”, afirma Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea e Infraestrutura da Gol.

“A Gol tem sido, desde o início da concessão de GRU Airport, uma das empresas estruturantes do aeroporto, a partir do qual opera a sua maior base operacional doméstica e internacional. A consolidação do hub de Guarulhos pela Gol tem viabilizado mais opções de conexões a partir de Guarulhos que favorecem o crescimento da malha aérea, servindo mais destinos e com mais frequência de voos. Além disso, a Gol tem sido uma empresa que conecta milhares de passageiros internacionais que chegam ao Aeroporto a partir das suas empresas aéreas parceiras, permitindo expandir a sua presença no mercado brasileiro”, diz João Pita, diretor Comercial da GRU Airport.

Gol em Guarulhos: 2003 e hoje

Atualmente, a Gol atende a partir de Guarulhos nada menos que 47 destinos domésticos e internacionais. Com a abertura de sua base nesse aeroporto, na noite do dia 18 para 19 de dezembro de 2003, em plena alta temporada, a companhia passou a atender por meio de voos na madrugada um total de 6 cidades: Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), com 22 partidas semanais. Como diferencial competitivo, as tarifas eram similares às praticadas pelas empresas de transporte rodoviário, em ônibus executivo.

Dos atuais destinos, 40 são nacionais e sete são no exterior, somando 680 decolagens por semana. Essa abrangência permite aos clientes brasileiros e internacionais encontrarem em GRU ótimas opções de conexão para todo o Brasil e o mundo, com a própria Gol e companhias aéreas parceiras. Em janeiro de 2024, serão 42 destinos contemplados pela malha da Companhia – 38 domésticos e quatro internacionais -, por meio de 663 decolagens semanais.

De janeiro de 2003 a outubro de 2023, mais de 144,6 milhões de passageiros foram transportados em voos da GOL com origem ou destino ao aeroporto de Guarulhos.

Para 2024, novos destinos internacionais serão oferecidos pela companhia a partir de Guarulhos, como Bogotá (BOG), capital da Colômbia e 76º destino da Gol a ser efetivado, cujo voo inaugural vai acontecer no dia 31 de março. Serão 4 frequências semanais diretas entre GRU e BOG, passando a diárias no mês de julho de 2024. Vale dizer também que a companhia aérea já definiu malha aérea para o Rio no primeiro trimestre de 2024.