A B&B Hotels Brasil começou a instalar filtros de água potável, com e sem gás, no lobby de seus hotéis. O objetivo é diminuir o uso de plásticos, começando pelo B&B Hotel Forte, em Copacabana. Os demais hotéis da rede no país vão receber o equipamento ao longo de 2024. Quando o filtro estiver disponível em todas as unidades, cerca de 100 mil garrafas plásticas deixarão de ser rejeitadas por mês.

A ideia é que no lugar de comprar garrafas de água descartáveis, o hóspede use uma reutilizável e, por apenas R$10 por dia, tenha água à vontade. Essa é uma iniciativa pioneira no grupo que conta com mais de 700 hotéis espalhados por 15 países. Por enquanto, apenas as unidades do Brasil vão receber os filtros.

“Será uma redução muito significativa e, com certeza, é um passo importante para tornar as unidades cada vez mais sustentáveis e sempre evitar ao máximo o uso de plástico”, afirma Giuliana Fonseca, diretora de Vendas e Marketing da rede.

Sustentabilidade no dia a dia

A rede está trabalhando para eliminar todo o plástico de uso único nas habitações até o primeiro semestre de 2024, assim como fez na Europa, o que resultou em uma economia de 52 mil kg de plásticos por ano. No Brasil, todos os amenities individuais já foram eliminados dos quartos. Agora, sabonete e shampoo 2 em 1 estão em embalagens permanentes para reduzir o impacto ambiental. Vale destacar que a B&B Hotels conta com uma das operações hoteleiras com as mais baixas pegadas de carbono no mercado. São 2,11 CO2 emitidos por quarto a cada diária.

Além disso, o grupo realizou uma ação de limpeza na praia de Copacabana, onde convidou seus colaboradores e hóspedes para participar. Em apenas um quilômetro de areia, a equipe recolheu mais de 60 kg de lixo. A rede também presta apoio ao programa Craques da Rocinha, incentivando os colaboradores a participarem do projeto e oferecendo hospedagem aos organizadores; e à ONG Aldeias Infantis SOS, onde o hóspede que optar por reutilizar a toalha ajuda a instituição, que recebe o valor que seria usado pelo hotel para a lavagem das peças.

Na Espanha, a rede está construindo a primeira unidade sustentável do país. Localizado na região de Madri, a obra está sendo construída com processo que reduz em cerca de 60% a pegada de carbono.