O Lacte- 19ª edição, organizado pelo Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) para os dias 26 e 27 de fevereiro de 2024, no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo (SP), terá a consultoria oficial da Maturi, empresa que promove diversidade etária por meio de ações de recolocação, educação e conexão. Vale dizer que o evento já está em seu 3º lote de patrocínio.

A causa social principal do evento será a “luta contra o etarismo”, fortalecendo o respeito e valorização da sabedoria de todas as idades. E a Maturi, que é referência em atividades com impacto direto no mercado de trabalho para os 50+ no Brasil desde 2015, apoiará a Alagev na produção de conteúdos sobre esse tema. A promoção da diversidade, incluindo a eliminação de práticas discriminatórias como o etarismo, é o objetivo de muitas empresas comprometidas com princípios de Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG).

“Pensando no pilar da governança e social do acrônimo ESG, vamos discutir o etarismo. Respeitamos a experiência das pessoas com mais idade e lutamos para que continuem a participar na nossa indústria, compartilhando seus conhecimentos e habilidades. Essa luta é importante para construir uma sociedade mais inclusiva. Queremos incentivar um envelhecimento saudável, fazendo com que as gerações prosperem juntas”, comenta Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev.

No Lacte – 19ª edição serão debatidos conteúdos sobre a criação de culturas empresariais inclusivas; insights sobre a reputação e relacionamento com stakeholders para adotarem políticas anti-etarismo e fortalecer os relacionamentos com funcionários, clientes e comunidades; além de incentivar a inclusão social no mercado.

“A Maturi está entusiasmada em colaborar com o Lacte – 19ª edição. Acreditamos firmemente que a diversidade etária enriquece o ambiente de trabalho, trazendo inovação e perspectivas valiosas. Nosso trabalho com empresas mostra que respeitar e valorizar a experiência dos profissionais 50+ não é só justo, mas estratégico. Estamos prontos para compartilhar nosso conhecimento e impulsionar a luta contra o etarismo no evento e demais ações em conjunto a Alagev”, ressalta Morris Litvak, CEO da Maturi.

Desafio do etarismo

De acordo com estudo da Maturi, realizado em parceria com EY Building a Better Working World, com 191 empresas de 13 setores, cerca de 80% das companhias afirmam não possuir políticas específicas para a contratação de 50+ em seus empreendimentos, e 42% não consideram diversidade, equidade e inclusão (DEI) uma prioridade na estratégia do negócio. Os temas principais, entre aqueles que possuem práticas estruturadas de DEI, são: étnico e racial (75%), pessoas com deficiência – PcD (75%), LGBTQIA+ (64%), gênero (75%) e etário/gerações (45%).

O levantamento também revela que 88% dos participantes concordam total ou parcialmente com a afirmação de que as marcas que se prepararem para o envelhecimento estarão em vantagem;  57% das organizações pensam em ações direcionadas ao envelhecimento, como investir no recrutamento de profissionais maduros e na preparação da cultura organizacional nos próximos três anos; e 33% não praticam nenhuma ação voltada para a população madura. Já os poucos que contam com ações, são pontuais e iniciais. Apesar dos claros benefícios, apenas 26% das empresas ouvidas pelo estudo têm o tema em sua agenda estratégica, com ações em andamento ou previstas para os próximos 12 meses.