A competição acirrada entre dois parceiros de treino brasileiros teve mais um capítulo no último domingo, quando Vanilson Neves superou o compatriota Daniel dos Santos na Maratona do Walt Disney World. Esta foi a segunda vitória de Neves nos últimos três anos sobre Santos, consolidando a supremacia brasileira na corrida.

No ano anterior, Santos havia vencido a corrida de 26,2 milhas, mas desta vez Neves ficou no topo do pódio. A vitória de Neves marca a 17ª vez nos últimos 19 anos que um brasileiro conquista a Maratona do Walt Disney World, um evento que atrai milhares de corredores de todo o mundo.

Na categoria feminina, Stephanie Muscat, de Grand Rapids, Michigan, surpreendeu ao vencer em sua primeira maratona. A ex-nadadora universitária inglesa cruzou a linha de chegada com um tempo de 2:48:08, cinco minutos à frente de Georganne Watson, de Phoenixville, Pensilvânia (2:53:12), e Samantha Palmer, de Gainesville, Flórida (2:53:48).

Brian Siemann, de Savoy, Illinois, dominou a divisão de cadeiras de rodas pela oitava vez consecutiva (1:58:18), terminando mais de uma hora à frente do segundo colocado, Mike Greer, do Canadá (3:22:32). Heather Sealover, de Bossier City, Louisiana, foi a primeira mulher a terminar na categoria cadeira de rodas (2:04:38), superando Liden Williamson, de Seguin, Texas (2:07:18).

A disputa entre Neves e Santos foi acirrada, com Neves mantendo a liderança até as etapas finais da corrida. Seu tempo de 2:26:51 ficou apenas alguns segundos à frente do segundo colocado, Santos (2:27:25), e Prescott Leach, de Waltham, Massachusetts (2:28:17).

Neves, que abriu mão das celebrações de Natal e Ano Novo para focar nos treinamentos finais, expressou sua satisfação com a vitória e planeja agora desfrutar das festividades de fim de ano. A corrida dentro dos parques temáticos da Disney proporcionou uma experiência única para milhares de corredores, encerrando um fim de semana repleto de entretenimento Disney, personagens e atmosfera festiva.

O próximo evento será o Disneyland Half Marathon Weekend no Disneyland Resort, na Califórnia, seguido pelo Disney Princess Half Marathon Weekend (22 a 26 de fevereiro) no Walt Disney World Resort.