A Eurowings firmou um contrato de cinco anos para implantar o sistema Bag Journey, da Sita, a fim de obter informações de rastreamento em tempo real das bagagens dos passageiros durante toda a viagem. A medida vai ajudar a aprimorar a experiência dos passageiros, melhorar as operações de bagagem e reduzir o custo geral de bagagens mal manuseadas.

O Bag Journey oferece uma visão de ponta a ponta da jornada da bagagem, desde o momento em que o passageiro faz o check-in de sua mala até o momento em que a retira na chegada. Usando a solução, oferecida pela Sita, a equipe da Eurowings saberá onde cada mala está ao longo da viagem, incluindo detalhes precisos e em tempo real de onde a mala está dentro do aeroporto.

“Receber sua bagagem na hora certa e saber onde ela está durante a viagem é comprovadamente um elemento-chave de uma ótima experiência de viagem e um fator essencial para a satisfação do cliente. Esse acordo ressalta a dedicação contínua da Eurowings em oferecer uma excelente experiência aos passageiros e, ao mesmo tempo, obter eficiências significativas no aspecto operacional”, afirmou Sergio Colella, presidente da Sita para a Europa.

O manuseio incorreto de bagagens é um ponto problemático significativo para o setor de aviação e custa bilhões ano a ano. Em 2022, o extravio de bagagens aumentou 74,7% e chegou a 7,6 bagagens extraviadas a cada mil passageiros. O dado é do relatório Baggage IT Insights 2023, da Sita, que relaciona esse aumento notável ao aumento proporcional do número de viagens realizadas.

Com a implantação do sistema, a Eurowings cumprirá a resolução 753 de rastreamento de bagagens da Iata, que exige que as companhias aéreas rastreiem as bagagens em quatro estágios principais: check-in, carregamento em uma aeronave, transferências e chegada.

A Sita integrará a solução na maioria dos aeroportos de onde a companhia aérea voa. Ela também integrará totalmente o aplicativo WorldTracer® da Sita, que rastreia bagagens mal manuseadas ou atrasadas. Em aeroportos menores, a Eurowings tem a opção de usar a solução móvel de escaneamento de bagagens da Sita, o Sita Bag Journey NetScan, para rastrear as bagagens.

No futuro, a companhia aérea poderá compartilhar dados de rastreamento de bagagem com os passageiros usando a API Bag Journey. Isso proporcionará aos passageiros a tranquilidade de saber que suas malas chegarão com eles ao destino.