O Brasil ganhou destaque global ao subir 27 posições no ranking dos países mais seguros para viajantes em 2024, alcançando a 15ª colocação e se tornando o único país da América Latina a figurar na lista. Essa ascensão é fruto de uma recente pesquisa realizada pela seguradora americana Berkshire Hathaway Travel Protection.

Em comparação ao levantamento anterior de 2023, o país saltou do 42º para o 15º lugar na classificação mundial. Essa evolução reflete os esforços e investimentos realizados em medidas de segurança pública e turística pelo governo federal, evidenciando o compromisso do Brasil em proporcionar uma experiência segura e agradável aos visitantes.

Celso Sabino, ministro do Turismo, celebrou o excelente desempenho do País nas Américas. “Além do crescimento notável na percepção de segurança, alcançando uma posição inédita, lideramos na América do Sul e ocupamos o segundo lugar nas Américas, atrás apenas do Canadá”, ressalta. A pesquisa destaca o Brasil como o 8º destino mais seguro em termos de medidas de saúde, superando países como Portugal e França.

“O Brasil, conhecido por suas belezas naturais e povo acolhedor, é por si só um destino popular internacionalmente. Estamos empenhados em tornar as áreas turísticas cada vez mais seguras, implementando políticas públicas integradas entre todos os setores governamentais”, reforça Sabino.

Segundo o levantamento, o Brasil se destaca como um destino turístico livre de terrorismo, com proteção contra eventos climáticos extremos, uma infraestrutura robusta para prevenir acidentes nas estradas e regiões inclusivas e seguras para viajantes da comunidade LGBTQIA+.

“Esse cenário não apenas reforça a imagem do país no cenário global, mas também estimula um ambiente propício para o crescimento econômico sustentável do nosso setor”, conclui o ministro.

A pesquisa da Berkshire Hathaway Travel Protection é realizada desde 2016 e baseia-se em perguntas direcionadas aos próprios viajantes, levando em conta diversos aspectos de segurança, desde conflitos armados e violência urbana até eventos climáticos extremos. Para esta última classificação, foram entrevistados 1.702 viajantes que visitaram os países listados nos últimos cinco anos. As informações são consolidadas com outros índices, como o Índice de Paz Global e pontuações do GeoSure Global sobre as principais cidades de cada país.