O setor de viagens corporativas encerrou o ano de 2023 com um faturamento histórico, atingindo R$ 13,505 bilhões, o maior valor desde o início do levantamento. Esses números representam um aumento de 18,5% em relação ao período pré-pandemia, que registrava R$ 11,388 bilhões, e um crescimento de 20% em comparação com os R$ 11,204 bilhões de 2022. A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) coletou esses dados entre seus associados.

Apenas no mês de dezembro de 2023, o setor movimentou R$ 892,8 milhões, um aumento de 22% em relação ao mesmo mês de 2019, que registrou R$ 729,4 bilhões. O mês de março foi o destaque do ano, alcançando o melhor faturamento, com R$ 1,28 bilhão em viagens de negócios.

Entre os 11 setores analisados pela Abracorp na cadeia de viagens corporativas, a aviação civil, responsável por quase 60% do faturamento total do setor, teve um desempenho positivo, atingindo R$ 8,5 bilhões em lucros, superando os números de 2022 (R$ 7,2 bilhões) e 2019 (R$ 7,4 bilhões).

Destaca-se também o setor de viagens rodoviárias, que registrou um faturamento de R$ 45,114 milhões em 2023, um crescimento expressivo de 318% em comparação com os números de 2019, que foram de R$ 10,781 milhões.

Setores como locação de veículos e redes hoteleiras também apresentaram números positivos ao longo do ano. O tempo médio de reserva de veículos de aluguel aumentou de 7,3 dias em 2019 para 8,5 dias em 2023, contribuindo para um faturamento de R$ 368 milhões. No setor hoteleiro, a permanência média dos hóspedes subiu de 2,59 noites em 2019 para 2,72 noites em 2023, impulsionada principalmente pelo mercado nacional, que alcançou um faturamento de R$ 3 bilhões.