A Cloudbeds, plataforma de gestão hoteleira que impulsiona reservas e hóspedes para empresas de alojamento independentes em todo o mundo, revelou hoje as classificações das agências de viagens online (OTAs) que mais geram receitas em todo o mundo, bem como por diversos países e regiões.

Os resultados, coletados no “Grande Livro das OTAs” da Cloudbeds para 2023, destacam o sólido ressurgimento das OTAs, com as plataformas que geram maiores receitas experimentando uma manutenção notável no mercado. Enquanto isso, as OTAs regionais da Ásia têm ganhado popularidade, indicando o retorno dos viajantes asiáticos ao mercado. A análise é o resultado de uma extensa pesquisa da Cloudbeds, envolvendo dezenas de milhares de propriedades independentes em todo o mundo, incluindo hotéis, pousadas, motéis, albergues, aluguéis de curto prazo e apartamentos com serviços incluídos.

“Com base nos dados coletados de milhares de propriedades independentes de clientes entre 2021 e 2023, testemunhamos um notável ritmo de recuperação das agências de viagens online. Enquanto as principais OTAs como Booking.com, Expedia e Airbnb mantiveram suas posições como as principais geradoras de receitas, também observamos a chinesa Trip.com subir duas posições”, afirma Sebastien Leitner, vice-presidente de parcerias da Cloudbeds.

“Para propriedades independentes, a criação de uma ampla combinação de canais é fundamental para garantir um fluxo constante de reservas, mas navegar pelo complexo mundo das OTAs não é uma tarefa fácil. É por isso que nossa equipe na Cloudbeds analisa os dados de reservas de dezenas de milhares de propriedades independentes a cada ano, oferecendo informações sobre quais OTAs dominam globalmente, regionalmente e em diferentes tipos de propriedade”, complementa Leitner.

A seguir estão as dez OTAs que mais gerarão receitas em todo o mundo em 2023, segundo os dados das propriedades de clientes independentes da Cloudbeds:

1. Booking.com
2. Expedia
3. Airbnb
4. Hostelworld
5. Agoda
6. Trip.com
7. Hotelbeds
8. Vrbo
9. Traveloka
10. Despegar / Decolar

As novas classificações da Cloudbeds também destacam as OTAs que geraram maiores receitas para seus clientes nos principais destinos turísticos da América do Norte, América Latina, Europa e região APAC.

Enquanto Booking.com, Expedia e Airbnb consistentemente figuraram entre as cinco OTAs que mais geraram receitas nos 11 países, a Cloudbeds observou o retorno dos viajantes asiáticos, com Agoda e Trip.com subindo na América do Norte e estreando nas listas da América Latina.

Por outro lado, a Hostelworld subiu nas classificações em vários países, especialmente na Tailândia e Filipinas, demonstrando uma demanda renovada por albergues, acomodações compartilhadas e experiências.

De acordo com os anos anteriores, os dados da Cloudbeds mostram consistentemente que propriedades independentes de todos os tamanhos experimentam um aumento de receitas ao adicionar canais OTA adicionais, sendo seis canais o número mágico.

Para obter uma visão completa dos principais canais de distribuição em todo o mundo, incluindo uma análise por regiões e países, faça o download gratuito do segundo relatório anual da Cloudbeds “O Grande Livro das OTAs: Guia do hoteleiro sobre os principais canais de distribuição” no site oficial da plataforma.