A Ilha da Madeira, em Portugal, conquistou o prestigiado título de “Melhor Destino Insular do Mundo” pelo World Travel Awards por oito anos consecutivos, destacando-se como um local de beleza singular e atrações envolventes. Além das paisagens deslumbrantes, a Madeira oferece uma experiência rica e diversificada para os visitantes.

Mais que uma ilha paradisíaca, Funchal, a capital da Madeira, combina a beleza serena de uma ilha com a agitação e o charme de uma cidade europeia. Pontos turísticos como o Museu de Arte Contemporânea, Jardim Botânico, Mercado dos Lavradores, Teleférico do Funchal e o CR7 Museu, dedicado ao renomado jogador de futebol Cristiano Ronaldo, proporcionam uma variedade de experiências culturais e turísticas.

A Madeira também é conhecida por produzir um dos melhores vinhos do mundo, o vinho Madeira. Com sabor intenso e inconfundível, a bebida é apreciada em diversos países, destacando-se pela qualidade da matéria-prima e o cuidado no processo de produção. Os visitantes são convidados a harmonizar o vinho Madeira com a rica gastronomia local.

Outro destaque é o sistema de canais de irrigação, conhecidos como levadas, construídos há mais de 400 anos. Esses canais, que agora são Patrimônio Mundial da Unesco desde maio de 2023, percorrem mais de dois mil quilômetros, proporcionando trilhas e caminhadas em meio à natureza exuberante da ilha. Levadas como a do Rei e do Cedro são particularmente populares, oferecendo aos visitantes uma experiência única em um cenário deslumbrante.