São Paulo/SP – Esta segunda-feira (19) se tornou um dia histórico para a aviação brasileira e para o Turismo Nacional. A manhã começou com o lançamento do programa “Conheça o Brasil Voando” no Hangar da Azul Linhas Aéreas, seguido, nesta tarde, pela mesma iniciativa no hangar da Latam, na zona sul de São Paulo. A ação, realizada em parcria com o Ministério de Portos e Aeroportos, visa incentivar os clientes a adquirirem passagens aéreas com pelo menos cinco meses de antecedência, facilitando, assim, o planejamento de viagens e a exploração de destinos nacionais.

Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou os esforços do Governo Federal para impulsionar o Turismo no Brasil por meio do novo programa, que faz parte de uma estratégia conjunta entre vários ministérios para expandir o setor como uma fonte de desenvolvimento econômico do País. “O Brasil tem um potencial gigante para receber turistas estrangeiros ainda pouco explorado até aqui, se comparado com outros países e regiões do planeta”, comenta o executivo.

Sabino ressaltou o potencial turístico do Brasil, afirmando que o País possui uma demanda reprimida significativa e um potencial enorme para atrair turistas estrangeiros. Ele comparou o número de visitantes estrangeiros do Brasil com destinos concorrentes, como a República Dominicana, ressaltando a necessidade de explorar melhor os atrativos turísticos brasileiros.

As companhias aéreas, como Azul e Latam, estão colaborando ao plotar 10% de suas aeronaves com atrativos turísticos nacionais e a marca do programa. Além disso, as companhias aéreas irão disponibilizar informações sobre o programa durante o embarque dos passageiros, incentivando a compra antecipada de bilhetes a preços mais competitivos.

Confira as novas aeronaves abaixo:

Quanto à divulgação do programa, Sabino anunciou que a Latam iniciará a veiculação de informações sobre o programa a partir do dia 21, enquanto a Azul já começou a disponibilizar as gravações em seus voos. Essas gravações informarão os passageiros sobre as vantagens de planejar e adquirir bilhetes com antecedência, além de destacar os atrativos turísticos brasileiros. “Estamos lançando uma campanha de divulgação do programa ‘Conheça o Brasil’ em parceria com as companhias aéreas, com gravações informativas nos voos e a plotagem de atrativos turísticos nas aeronaves”, afirmou Sabino.

“Essa parceria é um marco significativo e muito especial para nós, da Azul, pois reflete nosso compromisso de destacar a riqueza dos destinos brasileiros desde o início. Nossa missão sempre foi permitir que nossos Clientes desfrutassem da beleza e diversidade do país de forma única. Acreditamos no turismo nacional e isso nos motivou a investir na aviação regional, atendendo pelo menos cem cidades com exclusividade”, afirmou John Rodgerson, CEO da Azul Viagens.  

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, também deixa claro o posicionamento da companhia em fortalecer o Turismo e impulsionar o fluxo de turistas. “Apoiamos esta iniciativa porque temos um compromisso com o Brasil. A Latam é a companhia aérea que mais cresceu no país em 2023 e seguiremos crescendo em 2024. É com mais voos e orientando as pessoas a comprarem as suas passagens aéreas com antecedência que vamos dar mais acesso aos brasileiros à aviação”, conta.

Para celebrar este momento, ambas as companhias apresentaram os novos aviões já adesivados com o logo da campanha, que ganha os céus nos próximos dias.

Conheça o Brasil Voando: ação contínua

O programa também prevê a implementação do stopover internacional, permitindo que passageiros estrangeiros façam uma parada em uma cidade brasileira durante sua conexão, sem a necessidade de adquirir outro bilhete. Essa medida visa aumentar o tempo de permanência dos turistas no Brasil e, consequentemente, aumentar os gastos médios no país. “O stopover internacional é uma iniciativa importante para incentivar os turistas estrangeiros a passarem mais tempo no Brasil, explorando nossos destinos”, ressalta Sabino.

Luciane Leite, da Setur-SP; Fernando Marangoni, deputado federal; Celso Sabino, do MTur; e Aline Mafra, da Latam, com a equipe da companhia aérea

Luciane Leite, secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, destaca que esta iniciativa de stopover é a contrapartida da Abear e das companhias aéreas quando o Governo do Estado de São Paulo reduziu a alíquota do querosene. “São Paulo é o maior emissor e receptor de turistas do Brasil e do mundo e, para nós, é muito importante contar com um novo programa como este que vai ajudar na redução da sazonalidade e impulsionar o fluxo de turistas. Então que esses viajantes venham para São Paulo e conheçam não só a capital, mas o estado como um todo”, incentiva a executiva.

Sabino também destaca o Feirão Nacional do Turismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, oferecendo pacotes promocionais de viagem com condições de financiamento atrativas. Ele ressaltou a importância do Turismo para a economia brasileira e expressou confiança de que o país alcançará a meta de receber 10 milhões de turistas estrangeiros até 2027. “O Feirão Nacional do Turismo será uma oportunidade para os brasileiros planejarem suas viagens com descontos especiais e condições de financiamento facilitadas”, pontua.

Para alcançar esse objetivo, Sabino enfatizou a importância da colaboração entre o governo, as companhias aéreas e outros setores da economia. Ele destacou a necessidade de promover os atrativos turísticos brasileiros e de ampliar a conectividade aérea para regiões menos atendidas, como forma de estimular o fluxo de turistas em todo o País.