Um levantamento realizado pela BestBrokers revelou os melhores e piores aeroportos e companhias aéreas da América Latina e Caribe. De acordo com o estudo, a região da América Latina e Caribe (ALC) registou em 2023 um aumento de 28,3% no número de passageiros internacionais em comparação com 2022, sugerindo uma forte recuperação.

E, diante de dificuldades que a indústria da aviação vem enfrentando no pós-pandemia, tais como o aumento dos preços dos combustíveis, elevadas taxas de desemprego e greves laborais, podem surgir atrasos ou cancelamentos de muitos voos, custando tempo e dinheiro tanto aos viajantes como às empresas. Curiosa para saber quais companhias e aeroportos tiveram mais dificuldades com seu desempenho dentro do prazo (OTP) no ano passado, a BestBrockers se debruçou sobre os dados oferecidos pelo OAG, provedor global de dados de viagens com sede no Reino Unido.

Com base nos dados de atrasos de voos que analisamos, descobrimos que a companhia aérea menos confiável da América Latina e do Caribe em 2023 é a Intercaribbean Airways, com um total de 44,01% de voos atrasados ​​ou cancelados.

O aeroporto menos pontual da região é o Aeroporto Internacional Philip S.W. Goldson, em Belize, com 35,55% de seus voos atrasados ou cancelados. Com três entradas na lista dos 10 piores aeroportos, o México é o país com o maior número de aeroportos não confiáveis, seguido pela República Dominicana e pelo Brasil, cada um com dois.

Para além da escassez de pessoal e do aumento dos preços, que constituem uma grande preocupação a nível mundial, a América Latina e o Caribe enfrentam uma pressão significativa, mais do que qualquer outra região, devido ao impacto ambiental da indústria da aviação. As companhias aéreas que operam nestes países estão se adaptando a práticas mais sustentáveis ​​e tecnologias amigas do ambiente, a fim de garantir o seu lugar no mercado nos próximos anos. As viagens aéreas e o turismo são dois dos maiores geradores de receitas para a região, razão pela qual se espera que mais de 40 mil milhões de dólares sejam investidos no setor da aviação da América Latina até 2040.

Resultados do Brasil e conclusões do relatório

Em 2023, várias companhias aéreas da América Latina e do Caribe, incluindo Aeromar, Amaszonas, EQUAIR, Ultra Air e Viva Air, enfrentaram dificuldades financeiras, faliram e deixaram de operar definitivamente. No entanto, outras cinco companhias aéreas foram estabelecidas recentemente no ano passado: Aerus, BermudAir, Mexicana de Aviación, Señor Air e Wingo Panama.

Todas as companhias aéreas da América Latina e do Caribe, com exceção da Intercaribbean Airways (55,99%), obtiveram uma classificação de desempenho pontual superior a 70%, o que é uma pontuação melhor do que qualquer outra região do mundo para companhias aéreas com mais de 20.000 passageiros em 2023.

Muitos dos problemas contínuos na América Latina e no Caribe estão ligados a altos níveis de dívida, inflação incerta e um conflito entre sustentabilidade e desenvolvimento econômico significativo.

Entre as empresas que atuam no Brasil, a Latam e Azul estão entre as melhores companhias, enquanto a Gol figura no ranking das piores devido ao alto número de atrasos e cancelamentos em seus voos.

No quesito aeroporto, o Santos Dumont (RJ) enfrentou dificuldades para entregar voos pontuais no ano passado. Com 32,71% de voos atrasados ​​e cancelados, ocupa o segundo pior lugar na lista de piores aeroportos. Em agosto de 2023, o governo brasileiro restringiu as operações do aeroporto a voos num raio de 400 quilômetros, um esforço para aumentar o tráfego no principal aeroporto do Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional do Galeão. De acordo com um porta-voz da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), a restrição teria tido um impacto negativo significativo nos negócios de aviação do país, limitando a escolha do cliente e perturbando inúmeras transportadoras.

Em contrapartida, a pesquisa apontou que o Aeroporto Internacional Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek é o terminal aéreo mais pontual da ALC em 2023, com 92,58% das partidas pontuais. Também alcançou 5,32% de voos atrasados ​​- valor mais baixo da região – e uma taxa de cancelamento de apenas 2,10%. Para conferir o relatório completo, clique aqui.