Em referência ao Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, a Coris relatou que, de janeiro de 2023 até 11 de março de 2024, 825 pessoas precisaram acionar seu seguro de viagem por assistência odontológica.

Desses incidentes, 52,12% foram relatados por mulheres, enquanto 47,88% foram por homens, com a faixa etária mais impactada entre 50 e 53 anos. Os dados comprovam a importância do cuidado odontológico como parte essencial da saúde ao longo da vida e, principalmente, antes de viajar.

“Encorajamos todos a priorizarem a saúde dos dentes, mas como parte de seu cuidado diário. Isso pode ajudar a prevenir complicações de saúde sérias e garantir o melhor proveito durante a viagem dos sonhos. Afinal, ninguém merece uma dor de dente”, afirma Juçara Serrano, diretora de Operações da Coris.

A má higiene oral pode servir como um gatilho para uma série de complicações de saúde como infecções, cáries e doenças gengivais, que podem desencadear uma resposta inflamatória no corpo, comprometendo o sistema imunológico.

Diante dessas informações, é fundamental reconhecer que a saúde bucal não deve ser negligenciada, especialmente durante as viagens, podendo implicar na perda do aproveitamento do cronograma dos passeios ou até da viagem por completo.