A recente decisão do governo brasileiro de prorrogar a isenção de visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália para abril de 2025 é motivo de celebração para o turismo brasileiro. O Visit Rio Convention Bureau avalia que a medida é reflexo da força e da união do trade turístico, que articulou junto ao governo o adiamento.

O setor é um importante motor econômico para o País e o segmento de viagens internacionais se destaca por seu expressivo impacto na receita gerada pelo turismo brasileiro. Nesse contexto, os Estados Unidos despontam como o segundo maior mercado emissor. Apenas em 2023, 670 mil turistas norte-americanos desembarcaram no Brasil, com um gasto médio por viajante 41% superior à média.

Ainda assim, o crescimento do turismo receptivo originário dos Estados Unidos ainda não atingiu sua capacidade, de 16% ao ano, e o Brasil tem potencial de receber mais de um milhão de visitantes deste país até 2026, o que pode representar uma injeção de US$ 648 milhões na economia brasileira. Sendo assim, o Visit Rio enxerga a imposição do visto como uma séria ameaça a esse progresso para a indústria do turismo brasileiro.

“Frente a esse cenário, o adiamento da obrigatoriedade para 2025 representa um fôlego, mas seria de extrema importância para o setor que o governo optasse por dispensar o visto permanentemente, em especial para cidadãos dos Estados Unidos”, diz o comunicado.

“Expressamos nossa gratidão pelo comprometimento da Embratur, que tem desempenhado um papel exemplar na promoção do Brasil como destino turístico e trabalhado de forma incansável com todos os setores que buscam encontrar soluções para a questão. O Visit Rio se coloca à disposição para colaborar com a implementação de uma política eficaz de isenção de vistos, que busque abrir portas para o crescimento econômico do país por meio de sua vasta riqueza turística”, conclui.