A WTM Latin America 2024 – feira de Turismo que aconteceu entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP) – foi palco de anúncio de muitas novidades do trade turístico, entre elas a plataforma Wikitravel. Aroldo Schultz, CEO do Grupo Schultz, que compartilhou detalhes da plataforma, revelou as últimas atualizações, os novos destinos incorporados e os planos futuros para a ferramenta. Vale lembrar que a startup agora oferece mídias royalty-free e aplicativo com funções offline.

“O Wikitravel continua em desenvolvimento e está evoluindo dia a dia”, afirmou Schultz. “Uma das novidades que trazemos agora é a possibilidade dos agentes de viagens e até mesmo dos consumidores marcarem os destinos visitados. Essa funcionalidade permitirá que os usuários criem um mapa de visitação pessoal, facilitando a organização e a lembrança dos locais já explorados”, explica o executivo.

A segunda novidade é uma nova ferramenta da plataforma, que permite aos agentes de viagens se cadastrarem gratuitamente. “Isso garante que, ao enviar para o cliente as informações sobre destino, a plataforma inclua os dados da agência, como logo, informações de contato, redes sociais, entre outros”, detalha o executivo.

Schultz também destacou a relevância do aplicativo para o setor hoteleiro, em função dos múltiplos idiomas disponíveis na plataforma. “Com suporte para 11 idiomas diferentes, o Wikitravel atende às necessidades de uma ampla gama de usuários, oferecendo uma experiência personalizada e acessível. Imagine o diferencial que é para o hoteleiro, ao receber e atender um hóspede chinês por exemplo, poder facilmente passar informações do destino, além de recomendações de roteiros, na língua nativa do cliente”, sugere o CEO.

O executivo também anuncia que acabou de fechar acordos com destinos internacionais, como República Dominicana e Ilhas Cayman. “Destinos populares como Gramado, Blumenau, Curitiba e Bonito já estão integrados no Wikitravel, com mais adesões previstas no futuro próximo. Egito, Jordânia e Maldivas devem entrar também, assim como os estados do Pará e Espírito Santo. Fica evidente como estamos crescendo na aceitação do mercado e adesão de novos destinos”, pontua Schultz.

Vale dizer que o acesso ao BackWiki – o portal administrativo da plataforma, que permite às secretarias de Turismo e gerentes de destinos postarem fotos, vídeos e ajustarem textos – é gratuito por tempo limitado. “A tarifa de acesso funcionará por meio de assinatura, que continuará sendo gratuita até o final do ano. Isso garante uma oportunidade única para os destinos turísticos aproveitarem essa ferramenta poderosa sem nenhum custo”, explica o executivo.

Para jornalistas e influenciadores interessados em contribuir, Schultz também anunciou a criação de um espaço dedicado na plataforma, permitindo que eles compartilhem suas experiências e conhecimentos sobre destinos turísticos em todo o mundo. “Com essas novidades e as novas adesões nacionais e internacionais, tenho plena confiança na evolução contínua do Wikitravel e seu potencial para se tornar uma solução mundial para o setor de Turismo”, completa o executivo, que reforça o objetivo de contar com a adesão de mais de mil destinos até o final do ano.

O Brasilturis realiza a cobertura da WTM Latin America com o apoio do Cluster Paulista da rede Atlantica Hotels e com proteção Affinity Seguro Viagem