A Ilha da Madeira, um destino turístico situado no meio do Oceano Atlântico, foi novamente reconhecida como “Destino Turístico Sustentável” com a certificação de nível Prata pela renomada EarthCheck. Este reconhecimento, conferido pela segunda vez consecutiva, destaca o compromisso da Madeira com a sustentabilidade, alinhado aos padrões globais estabelecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

A primeira certificação de “Destino Turístico Sustentável” foi concedida em fevereiro de 2023, e a continuidade deste projeto foi avaliada durante a segunda auditoria anual realizada entre 26 de fevereiro e 1º de março. O auditor da EarthCheck inspecionou diversas infraestruturas do arquipélago e revisou toda a documentação pertinente, assegurando que o destino cumpre os requisitos nas 12 áreas-chave de atuação no domínio da sustentabilidade.

O trabalho da auditoria reconheceu o alto grau de compromisso da Madeira na preservação do seu patrimônio cultural e natural, além de equilibrar suas dimensões ambientais, sociais, culturais e econômicas. “É necessário continuar esta jornada sustentável, privilegiando a preservação dos recursos naturais, envolvendo toda a comunidade local, cumprindo as medidas que nos comprometemos no Plano de Ação e implementando novas atividades que tornem a Madeira um destino cada vez mais sustentável”, destacou Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira.

A certificação da EarthCheck é um processo contínuo que exige a apresentação anual de avanços e comprometimento com os pilares da sustentabilidade. A meta da Madeira é alcançar o nível superior da certificação, o Ouro, até 2027.

Este reconhecimento é resultado de um esforço coletivo liderado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, por meio da Direção Regional do Turismo – Direção de Serviços de Qualificação Turística, com assessoria do Instituto de Planeamento de Desenvolvimento do Turismo (IPDT). A EarthCheck, entidade certificadora reconhecida pelo GSTC, é responsável por realizar as auditorias anuais que asseguram o alinhamento do destino com as práticas sustentáveis.