A Embratur informou, nesta quarta-feira (17), que Bruno Reis assumirá o cargo de diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, substituindo Jaqueline Gil, que deixou a posição por motivos pessoais para concluir seu doutorado na Universidade de Brasília (UnB). O comunicado ocorreu por meio de nota oficial.
Jaqueline Gil, uma referência no turismo brasileiro, contribuiu significativamente para os resultados históricos alcançados pela Embratur. Sob sua liderança, o turismo internacional injetou US$ 6,9 bilhões na economia em 2023, e o Brasil alcançou a liderança na América Latina no ranking de eventos internacionais da ICCA. Ela também iniciou a elaboração de um novo Planejamento de Marketing Turístico Internacional, visando um sistema de promoção comercial do Brasil no exterior.
Bruno Reis, que anteriormente foi gerente de Mercados e Eventos Internacionais na Embratur, é amplamente reconhecido pelo mercado por suas vitoriosas experiências em cargos executivos. Durante sua gestão, ele liderou a qualificação da participação do Brasil em feiras e eventos internacionais e a reconexão com mercados estratégicos. Sua equipe desenvolveu as Galerias Visit Brasil e o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI).
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou as capacidades de diálogo e construção coletiva de Bruno Reis, bem como sua eficiência como gestor executivo focado em resultados. “Os resultados que alcançou na Embratur, nesse um ano e meio de gestão, também são um importante cartão de visitas de sua capacidade como um gestor executivo eficiente, focado em buscar resultados. Bruno conhece os desafios do turismo no Brasil, e vai contribuir para acelerarmos nossos projetos estratégicos”, destacou Freixo.
Bruno já delineou suas prioridades para a nova função, incluindo a ampliação da aproximação com o trade turístico nacional e a elaboração de um novo plano de marketing internacional. “Fui vice-presidente do Fornatur, entendo a importância de aumentar o envolvimento do trade nacional na formulação das estratégias. Na reunião do Fornatur no Salão do Turismo, vamos sentar e nos aproximar com uma estratégia de ter canais de relacionamento mais diretos com o trade nacional, gerar mais sinergia em nossas estratégias de promoção no mercado internacional”, afirmou.
Bruno Reis possui uma longa trajetória na Embratur, iniciando como estagiário e passando por diversas funções até alcançar a gerência de Mercados e Eventos Internacionais. Ele é bacharel em Turismo, com especialização em Administração e Marketing na Austrália e um curso de inovação e pensamento de futuro em Barcelona. Entre suas diversas conquistas, foi eleito como um dos 100 mais poderosos do Turismo por três anos consecutivos e recebeu o primeiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo na categoria Marketing em 2018.
Bruno Reis assegurou que o calendário de atividades da Embratur para 2024 será executado sem alterações e reafirmou a parceria estratégica com o Sebrae. Seu objetivo é trazer uma linguagem mais voltada para a geração de negócios e elevar o padrão de qualidade das entregas nos próximos anos.
Agenda