Convenção Braztoa destaca Chubut como oportunidade de negócios a associadas

A 35ª edição da Convenção Braztoa, marcada para ocorrer de 2 a 6 de outubro, traz uma novidade significativa: pela primeira vez, o evento será realizado na província de Chubut, na Argentina. Este é o segundo ano que a convenção acontece na Argentina, sendo o único destino internacional a receber o evento.

Fabiano Camargo, presidente do conselho da Braztoa, destaca a importância da convenção para os associados. “É o momento onde nos unimos, trocamos experiências e aprendemos mais sobre assuntos estratégicos de maneira amigável. Apesar de sermos competidores, todos queremos que os negócios prosperem. Estar em um destino novo, que pode ser comercializado e que investe no Brasil, como é o caso da Argentina, é fundamental”, afirma.

Braztoa e Chubut

A escolha de Chubut como sede da convenção está alinhada com a busca por destinos menos conhecidos e explorados. “A Argentina é um dos principais destinos para os brasileiros, com Buenos Aires sempre em destaque. No entanto, os clientes buscam novidades. A Patagônia oferece uma beleza natural única e acesso aéreo fácil, mas é pouco conhecida. Desbravar essa região e trazer novos produtos para o mercado é uma oportunidade de sermos pioneiros”, explica Camargo.

Chubut se diferencia por sua diversidade, que vai desde praias até montanhas, com diferentes altitudes e tipos de glaciares. A cultura do vinho também é forte na região, algo que não se vê em outros destinos patagônicos como Ushuaia. “É um destino completo, tanto na parte natural quanto cultural. A convenção foi estrategicamente marcada para o início de outubro para capturar o final da temporada de neve e o início do festival das tulipas, proporcionando um panorama geral dos principais atrativos da região”, ressalta Camargo.

Ignacio Torres, governador da província de Chubut, destacou a importância estratégica do mercado brasileiro, especialmente São Paulo, para o desenvolvimento do turismo local. O executivo ressaltou que a província vizinha, Rio Negro, com a cidade de Bariloche, já tem explorado com sucesso esse mercado, e que Chubut possui um potencial turístico igualmente vasto e diversificado.

“Chubut tem o centro de esqui mais bonito de toda a Argentina”, afirmou Torres, enfatizando a variedade de experiências que a província pode oferecer. Além das atividades de esqui, Chubut é famosa pelo avistamento de baleias, glamping (uma forma de acampamento de luxo) e turismo gastronômico, que recentemente impressionou o governador durante um evento local.

Torres destacou que a província recebe muitos turistas europeus e que está vendo um aumento significativo no número de visitantes chineses e norte-americanos. No entanto, ele acredita que a expansão para o mercado brasileiro é fundamental. “Para nós, é estratégico replicar o sucesso de Bariloche, que já está na cabeça dos brasileiros como um destino na Patagônia”, explicou.

Para tornar Chubut ainda mais atraente para investidores e empreendedores do setor turístico, a província apresentou uma Lei de Promoção de Investimentos Turísticos. “É um esquema de alívio fiscal onde qualquer empreendimento turístico que se instale em Chubut pagará zero de impostos durante 15 anos. Isso torna a nossa província uma opção extremamente amigável e competitiva”, afirmou Torres.

Expectativa da Convenção

A expectativa para a participação na convenção deste ano é alta, especialmente por ser a segunda edição internacional. “O apelo de um destino novo, aliado à comemoração dos 35 anos da Braztoa, cria um ambiente propício para oportunidades de negócios. A proximidade com a FIT, a maior feira de turismo da América Latina, também foi um fator estratégico”, afirma Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

A organização da convenção contou com um apoio entusiástico por parte do governo local e da Inprotur, a agência de promoção turística da Argentina. “Desde o primeiro momento, eles abraçaram a ideia e facilitaram as negociações. Há uma empolgação mútua para que o evento seja um sucesso”, comemora Camargo.

Neste ano, a convenção será separada do Prêmio de Sustentabilidade, que acontecerá durante o Festuris, previsto para ocorrer em novembro, como apoio devido às circunstâncias climáticas recentes na região. “Foi uma decisão acertada, permitindo focar na convenção e explorar novos destinos internacionais”, diz Camargo.

Últimas notícias

Caroline Putnoki assume presidência da Comissão Europeia de Turismo no Brasil

A Comissão Europeia de Turismo (ETC, na sigla em...

Universal Terra Luna Resort recebe seus primeiros hóspedes em Orlando

O Universal Terra Luna Resort, mais novo hotel do...

Regulamentação do aluguel por temporada avança no Rio e divide opiniões

A regulamentação das plataformas de locação por temporada, como...

“White Week” tem descontos em voos da JetSmart para a temporada de neve no Chile e Argentina

A JetSmart, companhia aérea de ultrabaixo custo, deu início...

Sahic 2025: Fórum de investimentos hoteleiros reúne líderes da América Latina e Caribe

A 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment...

Tópicos

Universal Terra Luna Resort recebe seus primeiros hóspedes em Orlando

O Universal Terra Luna Resort, mais novo hotel do...

Regulamentação do aluguel por temporada avança no Rio e divide opiniões

A regulamentação das plataformas de locação por temporada, como...

Nest Travel lança seguro viagem exclusivo para mulheres

A Nest Travel Seguro Viagem, empresa do Grupo Águia,...

Alagev promove 1ª Reunião Global de 2025 com foco em desafios do setor

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e...

United aumenta taxas de cartões e assinaturas do United Club

A United Airlines está promovendo aumentos significativos nos preços...
spot_img

Relacionados