BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

21º Orgulho LGBT+ Bahia estreia novo circuito e atrai multidão na Barra

No último domingo (8), uma multidão tomou o circuito Barra/Ondina para participar do 21º Orgulho LGBT+ Bahia, que celebrou a diversidade e reforçou as reivindicações por direitos da comunidade LGBTQIA+. A edição deste ano inovou ao inaugurar um novo trajeto, o circuito Dodô, o mesmo utilizado pelo Carnaval de Salvador, encerrando oficialmente as atividades da 8ª Semana da Diversidade Cultural.

A mudança de percurso, após anos no Campo Grande e na Avenida 7, proporcionou um cenário emblemático. Um dos momentos marcantes foi a elevação de uma bandeira LGBT+ de 60 metros pela comunidade, simbolizando união e resistência. “Ações importantes implementadas garantiram o sucesso da edição, como postos de saúde e ambulâncias estrategicamente posicionados ao longo do circuito, além da presença da polícia militar, que garantiu a segurança de todos”, declarou Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB).

O novo circuito, além de intensificar a emoção do evento, trouxe maior visibilidade à causa LGBT+ na Bahia. Luiz Mott, veterano do movimento, destacou a relevância histórica da parada: “O Orgulho LGBT+ Bahia já faz parte da História da Bahia. Esse orgulho nos pertence e nos fortalece para continuarmos resistindo e corrigindo erros”.

A presença de figuras influentes como Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, reforçou o impacto do evento. Gomes ressaltou o crescimento da manifestação baiana: “A cada ano, a parada na Bahia se fortalece, não só na luta pelos nossos direitos, mas também no impulso ao turismo, um dos grandes empregadores da comunidade”.

Com o tema “Orgulho Jovem”, a parada trouxe uma diversidade de atrações culturais no Palco da Diversidade, complementadas por 14 trios elétricos que animaram o público com diversos ritmos. Performances de artistas LGBTQIA+ locais foram destaque, garantindo visibilidade a talentos da própria comunidade. Além disso, autoridades marcaram presença no trio oficial do GGB, e madrinhas como Symmy Larrat, Petra Perón, Tifanny Conceição e Léo Kret foram homenageadas.

Outro ponto forte do evento foi a atuação social. Além de oferecer atendimento especializado, o 21º Orgulho LGBT+ Bahia realizou testagens para HIV e sífilis, distribuindo preservativos, gel lubrificante e duchas higiênicas descartáveis. Também houve ações educativas sobre uso do nome social, prevenção ao HIV e outras ISTs, e combate à LGBTfobia.

O Grupo Gay da Bahia (GGB), organizador da Semana da Diversidade Cultural, contou com o patrocínio do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Dow Química, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e Embasa. A iniciativa também recebeu apoio do Shopping da Bahia e do Instituto Íris.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Quickly Travel fortalece atuação Brasil-Japão em...

Portfólio da Quickly Travel inclui pacotes premium para o Japão, com destaque para o trem de luxo Seven Stars in Kyushu

W Premium e Kaspersky firmam parceria...

Clientes Kaspersky Premium terão acesso gratuito às salas do W Premium Group em aeroportos até 31 de dezembro de 2025

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS