A Embratur, em parceria com os estados do Nordeste, prepara um roadshow europeu em 2025 para promover os destinos turísticos da região e ampliar o fluxo de visitantes internacionais. A ação, organizada em conjunto com os nove estados do Consórcio Nordeste, será realizada na Itália, França e Reino Unido e tem como objetivo atrair mais turistas e gerar investimentos, emprego e renda para a região. O plano de ação foi discutido durante a reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada no Brazil Travel Market (BTM), evento B2B do setor, em Fortaleza.

Durante o encontro, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, ressaltou o avanço no turismo nordestino e destacou a importância da promoção internacional. “Nós tivemos muito êxito ao longo desse um ano e 10 meses de gestão. Implementamos várias ferramentas para tornar a promoção internacional do Brasil mais eficiente. Os bons resultados que temos apresentado mostram isso. Para se ter uma ideia, esse ano, teremos um aumento de 46,3% no número de voos para a região, e de 39,9% em número de assentos”, afirma Reis.

“E estamos trabalhando junto ao trade turístico dos estados e municípios para entender o que cada região mais precisa e torná-las mais competitivas. Esse é o trabalho da Embratur junto ao Consórcio Nordeste, focando em atrativos da região para
promover mais negócios e atrair mais visitantes internacionais para esses estados”, completou Reis.

Os dados reforçam o momento positivo do turismo no Nordeste. Em setembro, a região registrou um crescimento de 40,7% no número de turistas estrangeiros em comparação ao mesmo período de 2023, passando de 19.360 para 27.255 visitantes. No acumulado de janeiro a setembro, o número de visitantes estrangeiros subiu de 164.177 em 2023 para 225.869 em 2024, uma alta de 37,5%.

A reunião também serviu para alinhar as ações de promoção para 2025, incluindo o lançamento de uma marca própria para o consórcio. O roadshow incluirá apresentações, rodadas de negócios e oportunidades de networking com o trade turístico internacional, reforçando a presença do Brasil nas prateleiras do turismo europeu. A iniciativa é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Embratur e o Consórcio Nordeste em março, em Maceió, que visa atrair visitantes, fortalecer a economia e aumentar a visibilidade dos atrativos únicos da região.