BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Demanda de passageiros atinge recorde histórico em setembro, aponta Iata

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) divulgou os resultados globais de demanda de passageiros para setembro de 2024, revelando um recorde para o mês. A demanda total, medida em passageiros por quilômetro (RPKs), subiu 7,1% em comparação com setembro de 2023, enquanto a capacidade global, medida em assentos por quilômetro (ASKs), teve aumento de 5,8%. A taxa de ocupação, indicador essencial para a indústria, alcançou 83,6%, marcando uma alta de 1 ponto percentual.

Segundo Willie Walsh, diretor-geral da Iata, a alta no tráfego aéreo é uma notícia positiva tanto para a economia global quanto para os passageiros. “Cada voo gera mais empregos e comércio, mas o sucesso das viagens aéreas também impõe desafios. Enfrentaremos, em breve, uma crise de capacidade em algumas regiões, que poderá restringir esses benefícios econômicos e sociais”, alertou Walsh.

Destaques por região e segmento

No tráfego internacional, a demanda subiu 9,2%, enquanto a capacidade aumentou 9,1%, atingindo uma taxa de ocupação de 83,8%. Já no segmento doméstico, a demanda registrou crescimento de 3,7%, enquanto a capacidade aumentou 0,7%, resultando em uma taxa de ocupação de 83,3%.

Entre as regiões, a Ásia-Pacífico teve o maior crescimento na demanda, com um aumento de 18,5% em relação a setembro de 2023. Na Europa, que apresentou a maior taxa de ocupação (85,9%), o aumento na demanda foi de 7,6%. Por outro lado, as regiões da América do Norte e Oriente Médio registraram quedas nas taxas de ocupação, de 1,1 e 0,1 pontos percentuais, respectivamente.

Para Walsh, o crescimento da demanda exige ações políticas para assegurar a sustentabilidade do setor. “As companhias aéreas estão investindo para alcançar a emissão líquida zero até 2050. No entanto, esse compromisso precisa ser respaldado por políticas que assegurem uma infraestrutura eficiente e adequada”, completou.

Os principais mercados domésticos, com exceção do Japão, também atingiram recordes para o mês, refletindo uma recuperação contínua do setor. Esse cenário reforça o otimismo em relação à recuperação da aviação, destacando a resiliência do mercado doméstico frente às condições econômicas globais.

Para mais detalhes sobre a análise completa dos mercados de transporte aéreo de setembro de 2024, consulte a publicação da Iata aqui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Allianz Parque Tour atrai turistas após...

Passeio por bastidores da arena ganha força com férias e a Copa do Mundo de Clubes, oferecendo experiência completa a todas as idades

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Embratur e ANPTUR abrem edital para...

A Embratur e a Associação Nacional de Pesquisa e...

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

IOF em pauta: edição de junho...

Edição de junho do Brasilturis Jornal abordou com exclusividade os impactos do aumento do IOF sobre o turismo emissivo e o trade corporativo

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS