O mapeamento sobre o Perfil do Turista com Deficiência, divulgado pelo Ministério do Turismo no ano passado, revelou que mais da metade (53,5%) dos turistas com deficiência deixaram de viajar para algum destino no país por falta de acessibilidade. Em sintonia com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nessa semana, em 3 de dezembro, é fundamental destacar as políticas e medidas voltadas para a inclusão das pessoas com limitações físicas ou cognitivas no turismo.
A acessibilidade no turismo envolve a adaptação de destinos, acomodações, transportes e atividades turísticas para garantir a autonomia das pessoas com deficiência. Carlos Eduardo Pereira, diretor executivo da Bancorbrás Turismo, reforça que, para promover um ambiente com acesso fácil e seguro a todos, é necessário atentar-se a aspectos como: “a disponibilidade de rampas, elevadores, a organização de móveis e a adaptação do banheiro. Outro ponto importantíssimo é o treinamento adequado da equipe de funcionários do estabelecimento. O staff deve estar devidamente habilitado para conseguir se comunicar em Libras, por exemplo.”
A cliente do Clube de Turismo Bancorbrás, Mariana Veloso, que possui distrofia muscular e utiliza cadeira de rodas, compartilha suas dificuldades em destinos com falta de acessibilidade.
“As dificuldades enfrentadas em destinos não acessíveis são quase sempre as mesmas: transporte, localização e acesso aos quartos de hotéis, principalmente banheiros. Além disso, a falta de rampas adequadas e elevadores em locais turísticos, a ausência de sinalização clara, torna a experiência mais desafiadora. Essas barreiras, muitas vezes, comprometem a qualidade da viagem, exigindo adaptações que nem sempre estão disponíveis ou são práticas”, comenta.
Por isso, Mariana realiza pesquisas detalhadas sobre a acessibilidade nos destinos antes de viajar, garantindo uma experiência tranquila e sem imprevistos. “Eu considero não apenas o hotel, como os passeios, restaurantes, feiras e outras atividades. Eu sempre busco informações detalhadas para entender se o local para o qual estou indo me atende de modo a garantir uma viagem tranquila para conhecer tudo que eu quero”, afirma. Mariana também destaca a importância do suporte da equipe da Bancorbrás para encontrar a melhor opção e confirmar a sua movimentação fácil, segura e autônoma. “Sou cliente há quase 15 anos e sempre recebo o suporte necessário, percebo também melhorias contínuas no serviço”, avalia.
Mariana adora viajar e já visitou diversos destinos no Brasil e no mundo. “Dentre os locais que eu conheço, algumas praias do Nordeste, como em Carneiros (PE), me surpreenderam em relação à acessibilidade às praias e restaurantes. Gramado (RS) também foi um passeio bem agradável com muitas opções acessíveis para conhecer”, diz. “Além disso, eu morei alguns meses em San Diego, Califórnia, e vivi uma rotina praticamente sem barreiras. Do transporte público, passando por restaurantes às praias, tudo é impressionantemente acessível. Estive também em Las Vegas e a adaptação para pessoas com deficiência é fantástica. Em Los Angeles e Nova York tive um pouco mais de dificuldade em relação às calçadas, mas nada que impedisse que a viagem fosse incrível”, compara.
Carlos Eduardo Pereira, diretor executivo da Bancorbrás Turismo, destaca que a empresa oferece pacotes exclusivos e atendimento personalizado, adaptados às necessidades de cada cliente. “Nós temos uma equipe especializada e pronta para montar o melhor roteiro para o local escolhido pelos nossos clientes”, comenta. A empresa também disponibiliza serviços como passagens aéreas, traslados para os hotéis, ingressos para atrações locais, passeios turísticos, locação de carro, entre outros.
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