BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,41

Gastronomia paulista impulsiona turismo e valoriza produtores locais

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), avança no desenvolvimento de políticas públicas para estimular o turismo gastronômico. Um dos destaques é o Sabor de São Paulo, o maior programa de valorização da gastronomia paulista.

O programa contempla a promoção de 13 rotas mapeadas, workshops de capacitação para produtores ministrados por chefs premiados, e press trips com jornalistas e influenciadores. Milhares de pessoas visitaram e participaram do Festival Gastronômico, uma das principais ações do programa.

“O Sabor de São Paulo é uma iniciativa que muito nos orgulha, pois, além de divulgar a riqueza e a diversidade culinária do nosso Estado, também valoriza os produtores rurais, seus empreendimentos e as regiões em que estão. Com isso, o fluxo de visitantes cresce nesses locais e movimenta-se toda a cadeia turística e econômica”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

A última edição do Sabor de São Paulo deste ano aconteceu entre os dias 14 e 15 de dezembro, no Parque da Água Branca. “Encerramos o ano com chave de ouro. Foi uma edição grandiosa, com produtores de todas as 13 Rotas Gastronômicas e diversas atrações para todas as idades”, complementa.

Guias Temáticos e participações em eventos estratégicos

Além do Sabor de São Paulo, a Setur-SP também promove o turismo gastronômico com a organização de guias temáticos. Em 2024, foram lançados 11 guias, dos quais a grande maioria contempla a gastronomia paulista. Alguns exemplos incluem:

  • Rota do Queijo Artesanal Paulista: destaca a produção artesanal de queijos e laticínios.
  • Polo Charcuteiro: também voltado à produção artesanal.
  • Guia Turístico das Padarias – 2ª edição: apresenta diversos empreendimentos pelo Estado.
  • Guia Turístico Halal: aborda opções gastronômicas que seguem padrões halal.
  • Programa Rotas do Vinho de São Paulo: reúne 55 vinícolas que, além de oferecerem vinhos de produção própria, proporcionam experiências turísticas como degustações, harmonizações, passeios guiados e mais.

Outro compromisso da Secretaria de Turismo e Viagens é divulgar os atrativos e novidades do Estado de São Paulo em eventos nacionais e internacionais. Em feiras internacionais, como ITB Berlim, BTL Lisboa e WTM Latin America, a Setur-SP levou produtores gastronômicos do Sabor de São Paulo, que ofereceram degustações de pratos e produtos aos visitantes.

A presença do Estado de São Paulo também está garantida em eventos importantes do ramo culinário, como o Mundo Mesa, Veja Comer & Beber Experience, SP Gastronomia, entre outros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

Após atolamentos, Fernando de Noronha tem...

Azul já altera voos; Gol e Latam ainda avaliam mudanças após incidentes com aeronaves no pátio

Argentina reposiciona destinos e amplia conexão...

Com investimentos em tecnologia e tarifas aéreas promocionais, Argentina promete mais hospitalidade e preços acessíveis ao mercado brasileiro

Destino Argentina reforça aposta no turismo...

Evento da Destino Argentina reúne DMCs e hotéis argentinos em São Paulo com foco na promoção de experiências exclusivas e de alto padrão

Revo amplia rota de helicóptero entre...

Voos da Revo partem da Faria Lima e chegam a Campos do Jordão em 45 minutos, evitando o trânsito da alta temporada

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS