O Skyglass Canela completou quatro anos de atividades e realizou, no dia 17 de dezembro, uma solenidade especial com a presença de mais de 200 pessoas entre convidados, parceiros e autoridades locais, além do público geral de 1,6 mil visitantes. O evento também celebrou os resultados de novembro e dezembro, após a reabertura das operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Durante a cerimônia, os visitantes foram recebidos com um mimo.

“Este ano foi desafiador, principalmente com a enchente no Rio Grande do Sul, que afetou muitas famílias. Conseguimos superar os obstáculos e encerrar 2024 ainda mais fortalecidos. Apesar de 2025 não contar com nenhum feriadão no segundo semestre, estamos otimistas. Apostamos no efeito do aumento do dólar, que favorece o turismo nacional, e pretendemos crescer 15% em relação a 2023 no número de visitantes. E, em breve, anunciaremos novas atrações”, comentou Alex Bonareti, diretor do Skyglass Canela.

O parque se consolidou como um dos destinos mais atrativos da Serra Gaúcha. Entre as iniciativas de sucesso deste ano, destacam-se 10 famtours com agentes de viagens, além de nove escolas que receberam ao longo do ano.

O Programa Educação Ambiental, que teve em torno de 360 estudantes em 2024, foi um sucesso, segundo a empresa. Acompanhados por um especialista, as visitas, que têm duração média de duas horas, mostraram aos jovens conteúdos sobre conscientização e preservação ambiental de forma prática e didática, além de promover a fauna do Parque da Ferradura. O itinerário também incluiu a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde conheceram o processo de tratamento da água, reutilizada na irrigação das plantas e na limpeza do parque.

“A sustentabilidade é um tema de extrema relevância e, para nós, que estamos diariamente em contato com a natureza, é um orgulho poder compartilhar conhecimento com as novas gerações e convidá-las a pensar em iniciativas em prol do meio ambiente”, destacou o diretor.

O passeio também levou os jovens ao Memorial do Ferro de Passar, que conta com mais de 520 peças em exposição. Nesse espaço, os visitantes foram apresentados à evolução deste utensílio ao longo da história, desde a descoberta dos tecidos até os dias atuais.

Para encerrar o roteiro, eles desfrutaram de duas experiências únicas junto à natureza. Além de caminhar pela plataforma de vidro e admirar a paisagem deslumbrante, aqueles que gostavam de aventura puderam embarcar no “Abusado”, um passeio de monotrilho suspenso com 10 lugares, que se eleva a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí.

Novidades para 2025

Para os próximos meses, o Skyglass Canela planeja expandir ainda mais suas iniciativas de impacto e experiências imersivas. Entre os objetivos, destaca-se a ampliação do Programa Educação Ambiental para alcançar mais escolas, bem como a introdução de novas atividades interativas no parque que conectem os visitantes à natureza. A equipe ainda busca fortalecer parcerias com agentes de viagens e se tornar referência na Serra Gaúcha.

A direção do parque destaca também que está aguardando as licenças para anunciar as novas atrações. Bonareti garantiu que será radical e terá muita adrenalina. “Anunciaremos oficialmente essas novidades após as liberações e licenças que estão em análise. O nome do atrativo será “Atrevido”, já está devidamente registrado. Ele fará dupla com o Abusado”, comemorou.