A Embratur lança, nesta quinta-feira (23), durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, na Espanha, uma novidade que vai impulsionar a divulgação dos atrativos do Brasil no exterior: a plataforma Brasil Travel Specialist. Produzida com o apoio do Sebrae e com a parceria da Latam, a ferramenta é voltada para agentes de viagens e operadores de turismo ao redor do mundo, com o objetivo de torná-los especialistas em Brasil.
Trata-se de um canal on-line exclusivo para comunicação com agentes de viagens do exterior, em inglês e em espanhol. O acesso será global e, por isso, a estimativa é que se capacite um alto número de agentes de viagem. A plataforma vai oferecer insumos para que esses profissionais possam conhecer e apresentar aos clientes atualizações sobre destinos e experiências brasileiros, treinamento personalizado e acesso a materiais exclusivos.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o lançamento da plataforma é mais um facilitador para aproximar os destinos brasileiros dos operadores de viagens internacionais e, consequentemente, do turista interessado em visitar o Brasil. “Queremos mostrar ao mundo todas a diversidade de destinos que possuímos e que estão preparados para o turismo internacional, com experiências únicas e inesquecíveis. Acredito que, capacitando os agentes internacionais e oferecendo insumos sobre nossos atrativos, podemos formar importantes parceiros que vão impulsionar o turismo no nosso país”, ressaltou Freixo.
Segundo o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, a Brasil Travel Specialist deve facilitar a comercialização do Brasil nos mercados estratégicos. “O objetivo é oferecer todo o suporte ao agente de viagem estrangeiro na jornada de venda com seu cliente final. Dessa forma, agentes de viagens internacionais poderão selecionar os destinos brasileiros ideais para cada perfil de cliente, promovendo as melhores experiências de acordo com o perfil do turista”, explicou o diretor.
Brasil Travel Specialist
A Brasil Travel Specialist é uma plataforma online de treinamento voltada para agentes de viagens e operadores de turismo ao redor do mundo. O objetivo é oferecer informações técnicas sobre o Brasil, incluindo como chegar, os principais atrativos e experiências únicas que o país oferece.
Por meio da plataforma, serão oferecidos materiais complementares para auxiliar na comercialização do destino Brasil, como vídeos, imagens e apresentações. Além disso, os usuários terão acesso a informações sobre os prêmios e reconhecimentos internacionais conquistados pelo Brasil.
“Com a iniciativa, a Embratur atende a necessidade estar mais próxima do mercado B2B internacional, reunindo em uma só plataforma todas as informações personalizadas, atualizadas de Brasil, podendo conectá-los com parceiros do trade brasileiro e comunicar com o nosso time para apoiá-lo na conversão de vendas de viagens do Brasil”, explica Bruno Reis.
Certificação e prêmios
O lançamento da plataforma Brasil Travel Specialist contará com o apoio da companhia aérea Latam, que oferecerá um sorteio de viagens para três destinos brasileiros (Rio de Janeiro, Salvador ou a Amazônia) como incentivo aos primeiros inscritos. A premiação será sorteada entre os profissionais do trade internacional que se inscreverem até março de 2025.
“O Brasil Travel Specialist é uma iniciativa totalmente alinhada à estratégia da Latam, que é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior, que permitem conexão com mais de 50 aeroportos em todo território nacional. O agente de viagens é uma figura essencial para nossa estratégia, e capacitá-lo sobre as vastas opções de destinos turísticos de nosso país, além do leque de produtos Latam e perfis de compra, é um diferencial para atrair mais turistas internacionais, como parte da nossa busca por excelência em nossa operação”, afirma Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam Brasil.
Outro destaque é que a plataforma oferecerá aos profissionais no exterior o certificado de Brasil Travel Specialist. Para isto, será necessário completar os três módulos essenciais que introduzem os agentes e operadores de turismo às informações fundamentais sobre o Brasil.
Os participantes certificados terão acesso a benefícios exclusivos, como a possibilidade de participar de famtours organizados no país. Nestes programas, os profissionais poderão vivenciar, pessoalmente, as experiências que aprenderam na plataforma.
Abertura da Feira
A abertura da Fitur 2025 foi realizada nesta quarta-feira (22) e o Brasil tem papel de nesta 45ª edição. Pela primeira vez, o país foi escolhido como parceiro oficial do evento, consolidando sua posição como potência em ascensão no turismo global. No primeiro dia, o estande brasileiro recebeu a presença do Rei da Espanha, Filipe VI, e de diversos operadores de viagem internacionais.
Com 308 m² e 37 coexpositores das cinco regiões do país, o espaço do Brasil no evento será até o próximo domingo uma vitrine para a riqueza cultural e as oportunidades de negócios. Além das apresentações culturais, a programação inclui experiências imersivas que celebram a diversidade brasileira e projeções gastronômicas com chefs renomados, unindo tradição, criatividade e sabor.
Agenda