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Visit Rio e Riotur preparam atendentes para recepção de turistas no Carnaval

Cerca de 40 profissionais que atuam nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do Rio de Janeiro participaram, na última quinta-feira (6), de um treinamento especial para aprimorar a recepção de visitantes durante o Carnaval. A iniciativa, promovida pelo Visit Rio em parceria com a Riotur, teve como objetivo qualificar os atendentes para oferecer informações detalhadas sobre a cidade e melhorar a experiência dos turistas que chegam para a festa.

“O atendimento ao público é um pilar essencial do turismo. Investir nesses treinamentos é como preparar o nosso cartão de visita. Um atendimento bem estruturado garante que o viajante receba informações precisas e auxilia na solução de eventuais problemas, proporcionando uma experiência memorável. Durante grandes eventos, como o Carnaval, esse papel se torna ainda mais estratégico”, afirmou Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

Durante a capacitação, os atendentes receberam orientações sobre pontos turísticos, transporte público, gastronomia e serviços essenciais, além de treinamento em abordagem e conduta para melhor interação com os visitantes. Entre os temas abordados, a Riotur destacou o aplicativo Blocos do Rio 2025, que auxilia foliões na localização de blocos de rua por meio de geolocalização e oferece informações detalhadas sobre programação, transporte e serviços úteis.

“O serviço oferecido nos CATs é de extrema importância para o acolhimento e orientação ao turista, na maioria das vezes é o primeiro contato que o visitante tem quando chega à cidade. Para o Carnaval 2025, intensificamos o treinamento para a utilização do aplicativo e reforçamos a importância do uso do transporte público para deslocamento durante os dias da festa. As orientações contribuem para que a experiência turística seja memorável e reforçam o destino como a capital dos grandes eventos”, destacou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

Além das instruções operacionais, o treinamento contou com a participação de representantes do Centro de Operações Rio (COR), que apresentaram um panorama da cidade durante a alta temporada, e de atrações turísticas como o Parque Bondinho Pão de Açúcar, Grupo Cataratas e Vertical Rio, que atualizaram os atendentes sobre serviços e novidades.

Com o Carnaval se aproximando, a iniciativa busca garantir que turistas brasileiros e estrangeiros tenham um atendimento qualificado e informações completas para aproveitar a festa de forma organizada e segura.

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