O Visit Rio realizou sua primeira ação de promoção no Oriente Médio, desembarcando em Dubai para apresentar o Rio de Janeiro como destino estratégico para o público de alto padrão da região. O evento “Rio Embraces You”, realizado na última quarta-feira (12), foi promovido em parceria com o RIOgaleão e a Emirates, companhia aérea que tem ampliado sua presença no Brasil.
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, 15 países do Oriente Médio enviaram 26.764 turistas ao Brasil em 2024, sendo que 4.250 deles desembarcaram no Rio de Janeiro. A ação busca expandir esse fluxo, aproveitando a crescente conectividade aérea e a valorização do turismo de luxo na cidade.
“Conhecer a cultura e as particularidades do mercado local é essencial para atrair e atender esse público de forma personalizada. Tenho me dedicado ao estudo do mercado árabe para identificar suas preferências e garantir experiências alinhadas ao seu alto padrão de exigência. Dessa forma, apostamos nesse nicho, entendendo seu potencial para expandir o fluxo de visitantes da região para o Rio”, afirma Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio.
A estratégia se apoia em diferenciais como a recente inclusão do Rio de Janeiro na Virtuoso, rede global de turismo de luxo, tornando-se o primeiro destino brasileiro a obter essa certificação. Além disso, o Visit Rio passou a integrar a plataforma Serandipians, que conecta mais de 600 especialistas em viagens exclusivas.
Outro fator essencial é a ampliação da malha aérea, garantindo mais facilidades para os visitantes do Oriente Médio. Em 2024, a Emirates aumentou a frequência da rota Buenos Aires-Rio-Dubai e implementou um stopover na cidade, oferecendo pacotes com hospedagem e serviços diferenciados em parceria com o aeroporto RIOgaleão.
“Ampliar a conectividade impacta na atração de turistas do Oriente Médio para Rio e contribui para movimentar a indústria de eventos, algo que foi enfatizado durante nossa ação com o trade local”, reforça Werner.
Agenda