BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Senado aprova isenção de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

Projeto derruba exigência de visto para turistas desses países, revertendo decisão do governo baseada no princípio da reciprocidade

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, um projeto de decreto legislativo (PDL) que dispensa a cobrança de vistos para turismo no Brasil de visitantes de países como Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.

O PDL susta um decreto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que obrigaria, a partir de abril deste ano, turistas de países de Canadá, Estados Unidos e Austrália a pagar US$ 80,90 pelo visto — o governo japonês já havia isentado os brasileiros de cobrança semelhante e, por isto, os japoneses deixaram de ser cobrados para obter vistos para o Brasil.

O texto é de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Como o projeto teve origem no Senado, ele segue para a Câmara.

Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) criticou o resultado da votação simbólica no Senado. “Isto é a afirmação da subserviência. Minha discordância é pelo princípio da reciprocidade. Isto desqualifica a condição de patriota a qual alguns tantos citam. É a submissão de interesses externos”, opina.

Já o senador Rogério Marinho (PL-RN) defendeu o projeto. “O Brasil não é o único país do mundo. Precisamos facilitar a vida do turista, nosso país tem belezas naturais que atraem os turistas, precisamos pensar de maneira ampla e entender as demandas internacionais. Esta exigência dificultaria o ingresso de turistas”, disse.

O PDL tem por objetivo retomar uma medida assinada por Jair Bolsonaro (PL), em 2019, que dispensava os vistos de visita para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão em todo o território nacional.

Um decreto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impunha, a partir de janeiro de 2024, a exigência de vistos para cidadãos de Canadá, Estados Unidos e Austrália, com base no princípio da reciprocidade. Contudo, a isenção da exigência seguia válida, por uma decisão do governo, até abril deste ano.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS