BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

Senado aprova regras para transporte de cães e gatos em aviões

Proposta permite que cães e gatos de até 50 kg viajem na cabine ao lado do tutor mediante compra de bilhete adicional

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (23), o projeto de lei que estabelece diretrizes para o transporte de cães e gatos em voos comerciais. A proposta, apelidada de “Lei Joca” — em referência ao golden retriever que morreu após erro da Gol Linhas Aéreas em abril de 2024 —, seguirá novamente à Câmara dos Deputados, já que sofreu alterações durante a tramitação no Senado.

De acordo com o texto, cães e gatos com até 50 quilos poderão viajar na cabine ao lado do tutor, fora do contêiner, desde que cumpram requisitos sanitários e comportamentais. Para isso, será necessário adquirir um bilhete adicional. A medida limita o número de animais por voo a cinco, sendo um por passageiro.

A proposta prevê ainda que o transporte no porão das aeronaves deverá ser acompanhado por sistema de rastreamento e obedecer a padrões de acomodação a serem definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por regulamentar os aspectos técnicos e operacionais da norma.

Entre os requisitos obrigatórios estão a apresentação de atestado veterinário emitido até dez dias antes do embarque, além de comprovantes de vacinação, vermifugação e controle de pulgas. O texto também contempla a possibilidade de companhias aéreas operarem voos “pet friendly”, com normas diferenciadas e mais flexíveis para o transporte de animais.

A proposta reforça a responsabilidade civil das empresas aéreas em caso de morte ou lesão dos animais, salvo em situações que envolvam doença pré-existente ou culpa comprovada do tutor. Já os cães-guia continuam com o direito garantido por legislação específica para viajar na cabine sem custos adicionais.

A versão aprovada no Senado retirou a exigência de presença obrigatória de veterinários em aeroportos com movimentação superior a 600 mil passageiros por ano — uma das mudanças que motivaram o retorno do texto à Câmara para nova análise.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

Gramado suspende novos hotéis e restaurantes...

Medida visa reavaliar infraestrutura urbana e reforçar ações ligadas ao saneamento básico e mobilidade

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS