BRL - Moeda brasileira
EUR
5,77
USD
4,91

México retoma visto eletrônico para brasileiros nesta quinta-feira (05); entenda

Medida busca reduzir burocracia após queda de mais de 44% no fluxo de brasileiros desde 2022

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

O governo do México retomou, nesta quinta-feira (5), a emissão do visto eletrônico para cidadãos brasileiros, segundo comunicado do Consulado Geral do México em São Paulo. O sistema volta a permitir que o trâmite seja realizado de forma totalmente virtual, exclusivamente para ingresso por via aérea, na condição de visitante sem permissão para exercer atividades remuneradas, incluindo turismo, negócios e passageiros em trânsito por aeroportos mexicanos.

Desde agosto de 2022, brasileiros precisavam solicitar um visto físico de forma presencial em consulados ou na embaixada, inclusive para conexões aéreas. À época, estavam dispensados da exigência aqueles que possuíam visto válido ou residência permanente nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido ou em países do Espaço Schengen. Com a retomada do e-visto, esse procedimento volta a ser feito online, enquanto o ingresso por via terrestre ou marítima segue exigindo o visto correspondente junto às autoridades consulares.

Em nota, o Consulado do México em São Paulo informou que “no decorrer do dia será iniciada a operação do sistema para a expedição do visto eletrônico para cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendam ingressar no território mexicano na condição de visitante, sem permissão para realizar atividades remuneradas, exclusivamente por via aérea”. O comunicado acrescenta que o processo passará por ajustes técnicos e operacionais e que novas informações serão divulgadas pelos canais institucionais.

O visto eletrônico terá validade para uma única entrada no país, exigindo nova solicitação a cada viagem. Já o visto físico continua disponível nos consulados e na embaixada do México no Brasil, com possibilidade de emissão para múltiplas entradas, com validade entre 180 dias e 10 anos. Segundo a Embaixada do México no Brasil, o e-visto será gratuito e o trâmite deve levar poucos minutos.

Companhias aéreas já começaram a orientar passageiros e agentes de viagens sobre a mudança. Em comunicado, a Latam informou que, por determinação da Autoridade Migratória do México, “a partir de 05 de fevereiro de 2026, passageiros brasileiros viajando para o México ou em trânsito/conexão pelo país, a Turismo (visitantes sem permissão para atividades remuneradas), deverão apresentar um visto eletrônico (e-Visa) válido”. A empresa também alertou que a validação da documentação poderá exigir a emissão do cartão de embarque no balcão do aeroporto.

O Consulado do México reforçou ainda que vistos físicos emitidos antes de 5 de fevereiro de 2026 permanecem válidos até a data de expiração. Para entrada aérea, o viajante deverá apresentar passaporte válido e o comprovante do e-visto com QR Code, impresso ou em dispositivo móvel.

Confira na íntegra o Comunicado do Consulado do México em São Paulo:

“Informamos que, de acordo com a normativa mexicana vigente, no decorrer do dia será iniciada a operação do sistema para a expedição do visto eletrônico para cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendam ingressar no território mexicano na condição de visitante, sem permissão para realizar atividades remuneradas, exclusivamente por via aérea.

A implementação dessa medida de facilitação migratória continuará sendo acompanhada por processos de ajuste e aperfeiçoamento técnico e operacional do sistema, com o objetivo de assegurar seu pleno funcionamento.

O trâmite é realizado de forma virtual. Paralelamente, as repartições consulares do México permanecem à disposição do público para a emissão de vistos de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas, para entradas múltiplas, com validade de até 180 dias ou 10 anos, conforme a regulamentação aplicável.

Para o ingresso no território mexicano por via terrestre ou marítima, continuará sendo necessário solicitar o visto correspondente junto às autoridades consulares mexicanas.

Quaisquer informações adicionais serão oportunamente comunicadas pelos canais institucionais”.

Queda de fluxo motiva retomada

A retomada do sistema ocorre após uma forte retração no fluxo de brasileiros ao México. Desde a exigência do visto físico, em 2022, o número de visitantes caiu mais de 44%, com a perda de seis voos diretos e de mais de 100 mil turistas em dois anos, de acordo com dados da Secretaría de Turismo (Sectur). Entre janeiro e novembro de 2025, o país recebeu 185,1 mil brasileiros, queda de 5,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 195,5 mil visitantes.

Nesse contexto, a retomada do visto eletrônico para brasileiros foi bem recebida pelo setor hoteleiro mexicano, com destaque para o o grupo Meliá Hotels International, que atua em destinos do Caribe mexicano como Cancún, Cozumel e Riviera Maya. Com a volta do e-visto, a Meliá estima um crescimento inicial de cerca de 20% no número de turistas brasileiros e tem como um de seus principais projetos a reabertura do Paradisus Cancún, prevista para a Semana Santa de 2026, após investimento superior a US$ 50 milhões.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA 2026

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS