A retomada do visto eletrônico para brasileiros que viajam ao México, a partir deste quinta-feira (05), deve contribuir para a recuperação de um mercado que já esteve entre os principais emissores de turistas para o país. Desde a exigência do visto físico, em 2022, o fluxo de visitantes do Brasil caiu mais de 44%, com a redução de seis voos diretos e a perda de mais de 100 mil turistas em dois anos, segundo dados da Secretaría de Turismo (Sectur).
Em 2025, entre janeiro e novembro, o México recebeu 185,1 mil brasileiros, queda de 5,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 195,5 mil visitantes. Diante desse cenário, redes hoteleiras com operação no país acompanham com expectativa o retorno do e-visa. O grupo Meliá Hotels International estima um crescimento inicial de cerca de 20% no número de turistas brasileiros após a implementação do sistema eletrônico.
Entre os movimentos associados a essa retomada está a reabertura do Paradisus Cancún, prevista para a Semana Santa de 2026, após um investimento superior a US$ 50 milhões. O projeto inclui a modernização de 658 suítes, a atualização de restaurantes e bares, além de áreas comuns, espaços para eventos e entretenimento. A obra é assinada pelo escritório Álvaro Sans Arquitectura Hotelera (Asah).
“Com a nova facilidade de viagem, a recuperação da conectividade e um produto diferencial como o renovado Paradisus Cancún, acreditamos que será possível não apenas reconquistar parte dos visitantes perdidos, mas também criar as bases para duplicar o fluxo de brasileiros nos próximos anos, reposicionando o Brasil entre os principais mercados emissores para Cancún, Cozumel e Riviera Maya”, afirma Eduardo Mendoza, diretor de Revenue Management no México.
Além do Paradisus Cancún, o grupo opera no país os resorts Paradisus Playa del Carmen, Paradisus La Perla, Paradisus Los Cabos e o Meliá Cozumel, em Quintana Roo, além de outras unidades em destinos turísticos mexicanos. Atualmente, brasileiros precisam obter visto físico em consulados e embaixadas para entrar no México. A volta do visto eletrônico tende a simplificar o processo e já mobiliza o trade turístico local.

