BRL - Moeda brasileira
EUR
5,77
USD
4,91

Tap celebra 60 anos e amplia operação no Brasil

Companhia vem reforçando presença no mercado brasileiro e projeta transportar 2,1 milhões de passageiros e amplia rede para 15 destinos nacionais

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

A Tap Air Portugal celebra, em 2026, seis décadas de operações no Brasil, consolidando uma trajetória marcada pela expansão da conectividade aérea entre os dois países e pelo fortalecimento de um dos mercados mais estratégicos para a companhia. Atualmente, o Brasil responde por cerca de 30% da receita da empresa e deve movimentar 2,1 milhões de passageiros entre o país e a Europa ao longo deste ano.

A data marca não apenas um aniversário simbólico, mas também um momento de crescimento para a companhia portuguesa. Com o lançamento das novas rotas para Curitiba (PR) e São Luís (MA), a Tap amplia sua presença para 15 destinos brasileiros conectados diretamente à Europa, fortalecendo sua posição como uma das principais operadoras internacionais no mercado nacional.

“O Brasil serviu muito bem a companhia nos últimos 60 anos e vai continuar ainda melhor nos próximos 60”, afirma Luís Rodrigues, CEO Global da Tap Air Portugal.

“O país tem um potencial enorme de crescimento e continua sendo um mercado-chave para a Tap”, completou.

A expansão acompanha a estratégia da empresa de ampliar a conectividade entre Brasil e Europa, atendendo tanto ao segmento de lazer quanto ao corporativo.

Segundo Rodrigues, a relevância do Brasil vai além dos resultados operacionais. “O Brasil é uma peça-chave e talvez um dos maiores ativos que a Tap tem neste momento. Acreditamos no potencial do país e nas oportunidades que ainda existem para aproximar ainda mais brasileiros e europeus”, destaca.

A relação da companhia com o mercado brasileiro começou oficialmente em 1966, quando a Tap realizou o primeiro voo direto a jato entre Lisboa e Rio de Janeiro. Operada por um Boeing 707 batizado de Santa Cruz, a ligação inaugurou uma nova etapa da aviação entre os dois países e consolidou uma ponte aérea que permanece estratégica até hoje.

Antes disso, em 1960, a empresa já havia participado do chamado Voo da Amizade, em parceria com a Panair. Em 1965, passou a operar com aeronaves próprias na rota Lisboa-Sal-Recife-Rio de Janeiro. No ano seguinte, inaugurou o primeiro serviço direto sem escalas entre Lisboa e a capital fluminense.

Ao longo de seis décadas, a Tap acompanhou a evolução do fluxo turístico, corporativo e cultural entre Brasil e Portugal, contribuindo para a integração dos mercados e para o desenvolvimento do turismo internacional.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA 2026

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS